Menu

Construção de um Elemento Adicional a uma Casa Modular ou Casa Pré-fabricada

  • on 22 de setembro de 2011
  • Likes!

Uma das grandes vantagens da construção modular pré-fabricada é poder facilmente construir um elemento adicional. Conseguem-se as mesmas vantagens de qualidade e preço pelas quais as casas pré-fabricadas são conhecidas, em conjunto com um tempo de construção mais célere. A rapidez é particularmente benéfica quando se trata da construção de um elemento adicional a uma casa modular pré-fabricada, dado que a construção terá, temporariamente, um efeito perturbador na vida da sua família, especialmente se permanecer na sua casa enquanto os trabalhos decorrem.

Os elementos adicionais às casas modulares pré-fabricadas são de dois tipos. O tipo mais popular é anexado a um dos lados da casa modular pré-fabricada, de modo a criar uma parte de casa separada, com o objectivo de ser habitada, tal como um apartamento de um familiar, ou a constituir divisões adicionais, tal como uma nova cozinha, sala de jantar, ou um salão. Alguns clientes constroem um apartamento para outros familiares ao mesmo tempo que procedem à construção de uma nova casa modular pré-fabricada. O segundo tipo de elemento adicional é instalado por cima de uma casa de um único andar, de modo a torná-la numa casa de dois andares.

Tenha em atensão às seguintes questões sobre a construção de um módulo adicional:
– Quando é que faz sentido construir um elemento modular adicional, e quando é que tal é desprovido de razão?
– Deverá proceder à remodelação da sua casa modular pré-fabricada já existente, quando procede à adição de um novo elemento modular?
– Faz algum sentido completar outros projectos de construção, como seja a construção de um alpendre, ao mesmo tempo que está a construir o elemento modular adicional?

Antes de dedicar tempo ao processo de acrescentar um elemento modular adicional, trate de entender se pode ou não construir um e, que condições lhe são requeridas em caso de tal ser possível, ou para que se torne exequível. Há um conjunto de questões eventualmente problemáticas a ter em consideração antes de avançar. De forma não surpreendente, muitas dessas questões que podem afectar a possibilidade de construir um elemento modular adicional são as mesmas que o podem limitar quando se trata do que pode ou não fazer num lote para construção específico. Sugere-se que, para ajuda adicional, seja consultado um outro artigo intitulado “ENCONTRAR E ADAPTAR UM LOTE PARA CONSTRUÇÃO”.

Deve ter em conta de que modo as seguintes condicionantes podem afectar a possibilidade de construir um elemento modular adicional:
– Como é que as restrições reais e contratuais podem causar impacto na possibilidade de construir um elemento modular adicional?
– Por que é que uma facilidade concedida, ou um direito de passagem, podem impedir a construção de um elemento modelar adicional num qualquer local da sua propriedade em que queira fazê-lo?
– De que modo os regulamentos zonais podem afectar a sua possibilidade de construir um elemento modular adicional?
– Pode construir um elemento modular adicional destacado, isto é, que não esteja directamente ligado à casa modular pré-fabricada já existente?
– Pode o fiscal de obras exigir-lhe que actualize as características da sua casa pré-existente, de modo a adequá-la aos padrões, regras e códigos de construção comuns?
– De que modo um sistema séptico pode repercutir-se na possibilidade de lhe ser autorizada a construção de um elemento modular adicional, ou reflectir-se na tipologia do que pode ou não adicionar?
– O que deve ser feito para tornar possível a instalação no local mais apropriado da sua propriedade da grua e das instalações de estaleiro da equipa de construção?

Antes de entrar na fase de contratualizar a construção de um elemento modular adicional, determine de que forma o vai pagar. Se é sua intenção recorrer a um empréstimo para financiar a construção, pode ter a possibilidade de recorrer, a um empréstimo de equidade. Para usar um empréstimo de equidade, terá que ter já instaladas equidades suficientes na sua casa, já que a entidade financiadora apenas lhe concederá um empréstimo proporcional ao total das equidades existentes na sua casa modular pré-fabricada. Se tiver já um empréstimo/hipoteca sobre a sua casa, e o montante não for significativo, é menos previsível que a avaliação assuma significado relevante, já que a entidade financiadora terá garantias suficientes, mesmo com uma avaliação baixa.
Se tiver a possibilidade de construir um elemento modular adicional, deverá dialogar com cada um dos vendedores/fornecedores candidatos de modo a determinar quais as plantas, especificações e preços de casas modulares pré-fabricadas. Os passos a dar serão essencialmente os mesmos que os necessários para a construção de uma casa modular pré-fabricada unifamiliar, exceptuando que irá provavelmente necessitar de que pelo menos um dos vendedores/fornecedores o ajude na criação de plantas à medida das suas necessidades para um elemento modular adicional à sua casa modular pré-fabricada. Pode obter informações adicionais no artigo “SELECCIONAR UM VENDEDOR/FORNECEDOR”.
Embora a maioria dos fabricantes estejam capacitados para construir elementos modulares adicionais, poucos oferecem plantas padrão para tais elementos. Muitas casas modulares pré-fabricadas padrão, no entanto, podem também ser duplamente utilizadas como elementos adicionais. Por exemplo, pequenas casas modulares pré-fabricadas do tipo casa de campo podem servir como apartamentos para outros familiares, e o segundo andar de uma casa de dois andares de dimensões e características apropriadas pode funcionar como um segundo andar acessório. Para mais informação, ver o artigo “PROJECTAR UMA CASA MODULAR PRÉ-FABRICADA”.
Deve fornecer aos prospectivos vendedores/fornecedores fotografias e medidas aproximadas do interior e exterior da sua casa. Isto ajudá-los-á a criar um projecto que venha ao encontro das suas necessidades, e seja adequado à sua casa modular pré-fabricada já existente. Quando tiver a sensação de que um determinado vendedor/fornecedor pode ser-lhe útil, convide-o a ver a sua casa, e a tirar ele próprio as medidas.
Ao construir uma casa modular pré-fabricada, é recomendado que contrate um empreiteiro geral com experiência de construção de casas modulares pré-fabricadas. No respeitante a alguns aspectos, este conselho torna-se ainda mais importante aquando da construção de um elemento modular adicional. Há habitualmente uma série de surpresas que ocorrem quando se constrói um elemento modular adicional, independentemente do tipo de construção. A maior parte deles ocorrem em consequência do facto de estar a estabelecer uma ligação de uma nova estrutura a uma pré-existente que não foi originalmente projectada para tal fim. As surpresas são tipicamente mais frequentes e complexas com uma casa já existente mais antiga. As surpresas na construção quase sempre custam tempo e dinheiro, e podem causar stress pessoal, especialmente se permanecer na casa durante a concretização do projecto. A melhor maneira de lidar com os desafios inerentes à construção de um elemento modular adicional é ter um empreiteiro geral profissional a dirigir as atividades. Para mais informações ver o artigo “SELECCIONAR UM EMPREITEIRO GERAL”.
As tarefas de um empreiteiro geral serão semelhantes às de construir uma casa pré-fabricada nova. Para mais informação, ver o artigo “AS RESPONSABILIDADES DO EMPREITEIRO GERAL”. Estas tarefas compreendem completar o trabalho no local de instalação, alicerces, canalizações, estrutura eléctrica, de aquecimento, e trabalhos de carpintaria interiores e exteriores. O empreiteiro geral precisará de construir quaisquer estruturas de que necessite, a construir no local da instalaçãocomo por exemplo um coberto. Ele será igualmente responsável por completar algumas tarefas de construção que são exclusivas da construção de um elemento modular adicional. Seguem-se alguns exemplos de responsabilidades de um empreiteiro-geral:
– O que deve o empreiteiro geral fazer com os cabos eléctricos, telefónicos e da televisão por cabo que estão ligados à sua casa pré-existente?
– O que é que o empreiteiro geral deve fazer para conseguir que o serviço eléctrico e o contador da sua casa pré-existente se articulem com o elemento modular adicional?
– O que deve ser feito de modo a que o empreiteiro geral posse interligar os detectores de fumo da sua casa pré-existente com os do elemento modular adicional?
– Quando é que o empreiteiro geral deverá estabelecer a ligação dos sistemas de aquecimento e refrigeração da sua casa pré-existente com os do elemento modular adicional?
– Deverá ter em consideração instalar aquecimento eléctrico no elemento modular adicional?
– Quando deverá o empreiteiro geral ligar os sistemas de água quente da sua casa pré-existente ao elemento modular adicional?
– De que modo deverá a topografia da sua propriedade afectar a construção de um elemento modular adicional em ligação com a casa pré-existente?
– Que volume de estragos deverá esperar que venham a acontecer na estrutura paisagística e na rampa de acesso quando constrói um elemento modular adicional?

Elementos modulares adicionais em ligação são muitas vezes construídos para criar uma unidade habitacional separada, e outras vezes para conseguir mais espaço de utilização. A maioria dos conselhos de departamentos zonais consideram qualquer acrescento uma unidade de espaço autónoma, desde que tenha uma cozinha, o que requer que as paredes entre as duas unidades sirvam como “corta-fogo”.
Tenha em conta as seguintes questões que decorrem da construção de um elemento modular adicional em ligação:
– O que necessita de ser feito para garantir que os telhados que se intersectam da casa pré-existente e do elemento modular adicional de modo a que a água e a neve escorram adequadamente?
– Que passos deveriam necessitar de ser dados de modo a fazer com que os telhados da casa pré-existente e o elemento modular adicional em ligação se interliguem de forma sólida?
– Que outros passos necessita dar para efectivar a ligação do elemento modular adicional à sua casa pré-existente?
– O que é uma OHVMA (Oportunidade de Habitação de uma Vivenda Mais Antiga)?
– Pode construir uma casa ao abrigo de uma OHVMA para os seus pais ou outros familiares se as normas e regulamentos zonais da sua área não o autorizarem especificamente?
– O que necessitará fazer para desmontar o seu elemento modular adicional em ligação, se ele constitui ou não uma OHVMA, se mais tarde vier a optar por o fazer?

Se está a construir um segundo andar como elemento modular adicional, é mais previsível que o objectivo seja conseguir mais espaço habitacional, e não uma unidade habitacional separada. O empreiteiro geral transformará a sua casa de um único andar numa de dois andares, recorrendo à remoção do telhado da sua casa, e procedendo de imediato à instalação do novo segundo andar com o seu próprio telhado já construído e integrado.
A velocidade da construção de casas modulares pré-fabricadas é um enorme benefício quando se trata de incluir um elemento modular adicional, já que a junção pode ser instalada no espaço de poucas horas subsequentes à remoção do telhado da sua casa pré-fabricada já existente. Uma vez que o elemento modular adicional esteja no seu lugar, o interior da sua casa está protegido de qualquer tempestade súbita. Um construtor tradicional utilizando métodos convencionais não consegue fazê-lo de forma tão rápida. Outra vantagem é o facto de que o segundo andar pode ser acabado de modo muito rápido. Isto quer dizer que a sua família pode usar o andar de cima mais rapidamente, mesmo que tenha que esperar para desfrutar do andar térreo enquanto a remodelação não está completa, mas ainda assim, deve ter em conta o seguinte:
– Que dimensão e estilo deve ter a casa pré-existente de modo a que funcione melhor um segundo andar como elemento modular adicional?
– Por que deverá contratar um engenheiro de estruturas antes de projectar as plantas de um segundo andar como elemento modular adicional, e o que deverá ele fazer?
– Como é que consegue levar as estruturas de electricidade, água, canalizações e aquecimento ao andar suplementar num segundo andar como elemento modular adicional?
– Como é que obtém a coordenação da aparência exterior de um segundo andar como elemento modular adicional com a sua casa pré-existente?
– O que fazer quando constrói um segundo andar como elemento modular adicional se tiver uma chaminé?
– De que mais necessita adicionalmente, quando envolvido num processo de construção de um segundo andar como elemento modular adicional?

Comments are closed.