O cultivo de gardénias em casa é uma óptima opção pois são flores exóticas muito belas e perfumadas. O seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros.O responsável pelo nome “gardênia” foi o botânico americano Alexandre Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardênia Augusta. São flores de estufa que se dão muito bem dentro de casa pelo que são uma óptima opção para decoração de interiores.
O cultivo de gardénias dentro de casa não é uma tarefa muito difícil mas requer alguns cuidados básicos.
São flores de estufa que se plantadas a condições ideais podem crescer cerca de meio metro de altura.
Por serem flores exóticas, necessitam de bastante humidade e de luz forte, crescem a uma temperatura ambiente de 16 a 24°C. É necessário rega-las todo o ano e principalmente no verão. No Inverno, regue menos deixe secar a sua terra antes de voltar a regar.
Entre Março e Setembro, aplique um adubo ácido de duas em duas semanas. Quando as raízes aparecem à superfície da terra ou através dos buracos de drenagem do vaso, coloque-a noutro vaso com uma mistura de terra não calcária.
Por serem plantas de humidade são ideais para ter como decoração numa casa de banho, cozinha e locais como alpendres húmidos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Afilhada da minha gardenia estão amarelando e caindo. O que devo fazer? Obrigada