As plantas de jardim servem, igualmente, para tratar várias doenças, se estas forem ao mesmo tempo caracterizadas como plantas medicinais. Uma grande parte dos medicamentos que existem têm como base uma planta medicinal. Saiba como fazer o cultivo de plantas de jardim com propriedades medicinais.
Cultivo de plantas de jardim e plantas medicinais – Calêndula
Nome científico: Calendula officinalis L
Família: ASTERACEAE – (COMPOSITAE)
A planta originária do Egipto é anual de caule robusto e anguloso com folhas denteadas. Atinge de 20 a 50cm de altura.
A calêndula, é mais uma planta que tem lugar nos nossos jardins, existe uma extensa variedade destas plantas que florescem com as cores mais variadas, nascem em qualquer sítio desde que tenham sol e humidade, as sementes são espalhadas pelo vento e germinam com muita facilidade, esta planta tem aplicações medicinais, cosméticas, e culinárias. As flores da calêndula abrem durante o dia e fecham-se à noite, se por acaso elas não abrirem de manhã, é sinal que vai chover.
Na idade média os curandeiros aconselhavam as mulheres casadoiras, a cozinhar uma poção de calêndula, misturando mel e vinho branco, esfregavam o corpo com esta mistela acreditando que os futuros maridos lhes apareceriam em sonhos, se também bebiam esta mistura, acredito que o efeito seria mais do vinho do que da calêndula.
Cultivo
Luminosidade: Sol pleno.
Clima: Resiste bem a geadas e secas, mas prefere clima temperado e ameno
Propagação: Sementes.
Solo: Rico em nutrientes e matéria orgânica, bem drenado e com pH 6,0-7,0.
Indicações terapêuticas
Utiliza-se a infusão das flores, para as inflamações dos olhos, contra o escorbuto, icterícia, problemas febris e tóxicos, úlceras gástricas, problemas digestivos, inflamação do esófago, como tem propriedades anti-bacterianas e anti-virais também se utiliza para a inflamação das gengivas, é boa cicatrizante para as feridas.Preparo e dosagem:
Pomada e tintura (uso externo) – feitos com folhas e flores, usar sobre as partes afectadas 3 a 4 vezes por dia. A tintura é diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada directamente em ferimentos diversos, exercendo excelente acção cicatrizante, utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura.
Infusão – 2 colheres de sopa de flores em 1/2 litro de água ou 2 colheres de sopa de flores em 1 xícara de chá de água (contra acne). No primeiro caso toma-se 1 xícara de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação e no segundo caso toma-se 1/2 xícara de chá de manhã e 1/2 xícara à noite.
Cataplasma – folhas e flores tenras, socadas e empastadas, são aplicadas sobre ferimentos, sobre um pano limpo.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Por favor me ajudem,minha filhinha tem psoriase e preciso com urgencia comprar 3 plantas calendola, magnolia e orquidea roxa.
Voces vendem ? sabe quem venda ?
gostaria de obter maiores esclarecimento, como trata as amarilis,gerbera e rosas
Pingback: Menina do Dedo Verde: Calêndula – Despertar Feminino
Pingback: Menina do Dedo Verde: Calêndula – Saberes de Thea
Pingback: Menina do Dedo Verde: Calêndula – Theaterapia
Pingback: Menina do Dedo Verde: Calêndula – MySite