No seu jardim pode fazer o cultivo de plantas de jardim que são ao mesmo tempo plantas medicinais. Desta forma poderá obter plantas com duas propriedades essenciais, a de planta ornamental e a de planta medicinal. Saiba como faze-lo…
Cultivo de plantas medicinais e plantas de jardim – Capuchinha
Nome científico: Tropaeolum majus L
Família: TROPAEOLACEAE
Originária do Peru é uma planta de porte herbáceo, prostrada e de ciclo perene.
Cultivo
Clima: Quente.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Rico em matéria orgânica e bem drenado.
Propagação: Multiplica-se facilmente por estacas, e sementes.
Características: Planta herbácea rasteira, de 1 a 2 metros de comprimento. Possui flores bastante vistosas, com alto valor ornamental. As suas flores e folhas são comestíveis, podendo ser consumidas na forma de salada, possuindo alto valor nutritivo.
É amplamente cultivada no sul e sudeste do Brasil com fins ornamentais e na medicina caseira, bem como para fins alimentícios. Possuem aroma agradável e sabor picante semelhante ao agrião.
Modo de usar
As partes utilizadas são as folhas e flores. A infusão de suas folhas com leite tem sido recomendada para afecções pulmonares, e como expectorante (expulsão do muco). Esta é preparada pela mistura de 2 colheres (de sopa) de folhas frescas e amassadas em um pilão com 1 xícara (de chá) de leite quente, tomando-se 1 xícara do coado, 2 vezes ao dia. Em uso externo, o extracto alcoólico de suas folhas frescas em mistura com folhas de bardana (Arctium minus), é indicado para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda. Este deve ser preparado com 2 colheres (de sopa) de suas folhas frescas e igual quantidade de folhas de bardana, amassadas e adicionadas de 1 xícara (de chá) de álcool de cereais a 80% e deixadas em maceração durante 5 dias.
Indicações terapêuticas
Anti-caspa, anti-escorbútica, digestiva, diurética, expectorante, fungicida, sedativa, tónica. Usada para falta de apetite, impureza no sangue, escorbuto, tosse, insónia, retenção de líquidos e problemas digestivos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
gosto muito de conhecer o benefício das plantas medicinais mas,seria bom se mostrassem fotos das mesmas.