Hoje em dia é cada vez mais complicado podermos contar com uma casa grande, pelo que menores também serão as divisões. Acredite que em salas pequenas é perfeitamente possível e mais fácil do que parece, torná-las aconchegantes. Esqueça a estante e muitos móveis, pois quanto menos, melhor.
Decoração de Salas Pequenas
Uma sala, por mais pequena que seja, tem sempre a possibilidade de incluir várias atividades, desde ler um livro a receber amigos. Mesmo que o seja em medidas mais compactas. Para que consiga isso, conforto e pragmatismo são palavras-chave ao montar a sua sala.
Numa sala pequena, o colorido pode ser pontual, por exemplo, em cadeiras leves e compactas. Se não tiver lugar para variados estofados, mais vale investir num sofá confortável. Uma sugestão para não pesar o ambiente será um sofá com braços baixos e ao lado coloque uma mesinha, que se tornará uma fiel aliada na hora de ver televisão ou mesmo de receber amigos. Servirá para os comandos ou para poisar copos e pratos.
Espelhos em Decoração de Salas Pequenas
Como já sabemos, os espelhos em ambientes pequenos dão a ideia de aumento do espaço. Eles encaixam bem em móveis baixos e até podem trazer o exterior para dentro ao refletir o que se encontra do lado de fora da janela e, assim, também se pode aproveitar a luz exterior.
Existem, de facto, algumas regras básicas a ter em conta. Uso de poucos móveis, use prateleiras para colocar objetos decorativos, cores claras nas paredes e espelhos, que são cada vez mais usados como um truque fantástico para ampliar o espaço.
Móveis baixos e prateleiras soltas para salas pequenas
Não coloque prateleiras ou estantes inteiriças, que irão tornar o espaço mais pequeno. Ao contrário, opte por um móvel baixo e prateleiras soltas na parede. Não só o visual fica mais aberto, como se tornará mais leve.
De facto, atualmente, os imóveis estão cada vez mais pequenos e, como consequência, perdmos espaço. Assim, vemo-nos obrigados a otimizar o espaço que temos, economizando nas medidas de modo a que tudo caiba na sala.
Não adianta amontoar a sala com muitos móveis para depois não conseguir lá estar à vontade. Isto também é válido para os objetos de decoração, pois quanto mais clean, mais bonito se poderá tornar o visual.
Não se esqueça de investir em espelhos
Espelhos e cores claras são ótimas opções para aquela sensação de amplitude de ambientes pequenos.
Aproveite a versatilidade do gesso
A arquitetura moderna transformou-o num excelente aliado. Graças à sua plasticidade, o gesso permite dar asas à imaginação. Além de ter uma fácil aplicação, é muito económico.
São vastas e inúmeras as alternativas que o gesso proporciona que à partida desconhecemos. Com ele podem-se fazer paredes, prateleiras, rebaixar tetos, sancas, criar divisórias, nichos, rasgos, molduras, bancadas, revestimentos e até mesmo móveis.
Lembre-se, também, que quanto mais escura for a sua palete de cores, maior sensação de pouco espaço irá dar à sua sala. Uma sala clean e bem aproveitada não só se torna aconchegante, como de mais fácil manutenção e limpeza. Crie pontos de luz com focos ou a algum recanto que pretenda dar ênfase.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.