Os cuidados que devem ser dispensados ao dínamo para que dele se possa obter rendimento máximo e funcionamento livre de enguiços.
1) — A luz vermelha continua acesa, funcionando o motor a velocidade de rotação suficiente para que o dínamo carregue a bateria. É indício que a bateria está fornecendo toda a corrente, seja porque o dínamo não está debitando corrente, ou porque esta não chega à bateria.
Causas:
a) — Correia da ventoinha partida ou excessivamente lassa.
b) — Ligações frouxas ou fios partidos.
c) — Defeitos no regulador do dínamo.
d) — Defeitos no dínamo.
Verifica-se primeiramente o estado das escovas, para o que suspende-se as molas que as retêem com um ganchinho próprio. Se estiverem muito gastas, serão substituídas. As escovas novas, antes de serem instaladas, devem ser acamadas, o que se consegue da seguinte maneira: introduz-se entre o coletor e a escova uma fita de lixa d’água n.° 400, bem fina, com a parte abrasiva virada para a escova. Firma-se a lixa com os dedos, enquanto se gira levemente o coletor de um lado para o outro, por meio da polia; assim, a superfície de contacto da escova adquire a mesma curvatura do coletor.
Se o coletor estiver sujo, limpa-se o mesmo com a mesma lixa n.o 400.
Se todos esses pontos estiverem em ordem, então o defeito é interno, na bobina de campo, em curto-circuito ou com enrolamento partido ou no induzido, com os mesmos defeitos. O dínamo deve ser retirado para exame e conserto.
Remoção do dínamo – Desmonta-se a polia, retira-se a correia e soltam-se os parafusos laterais de fixação da carcaça da ventoinha. Solta-se a braçadeira do dínamo e o tubo de proteção dos cabos das velas. Suspende-se e inclina-se levemente o dínamo com a carcaça até que se possa retirar os parafusos da tampa da carcaça para que se possa retirar o dínamo.
2) — A luz vermelha não se acende ao se ligar a chave. — Se a lâmpada não estiver queimada, verificam-se todas as ligações do circuito de carga, incluindo-se os bornes da bateria. Se estiverem sujos ou frouxos, serão limpos e apertados. Se, mesmo assim, a lâmpada não acender é porque a bateria está inteiramente descarregada, quando então nenhum equipamento elétrico funcionará.
3) — A luz permanece acesa depois de se desligar a ignição. — Os contatos do regulador do dínamo permanecem indevidamente ligados, e a corrente da bateria flue pelo circuito do dínamo. Se o defeito for eventual, consegue-se saná-lo aplicando-se leves pancadinhas na caixa do regulador. Se permanecer ou se se repetir com frequência, o regulador deve ser verificado.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Amigos, boa noite, estou com um problema no meu fusca 71, já foi substituido o dínamo por um alternador, que funcionava muito bem, mas a uns dias atrás a luz vermelha da bateria acendeu, não foi correia, ele está carregando normalmente, medi com um multímetro, dando 14,5 volts, na lenta e na alta. Verifiquei algum mal contato e tudo certo, testei tirando o cabo da bateria com ele ligado e ele não morre, permanece ligado, substituí as escovas junto com o regulador, o meu fica tudo junto no porta escovas e nada, a luz continua acesa, agora então está até mais forte, não sei o que pode ser, pensei em substituir o induzido (não sei se é este o nome para o alternador também, ou seja o eixo) mas não sei se vai resolver, o problema é a dificuldade de obter peças onde moro, por isso a dúvida, podem me ajudar?
Grato desde já.
Anderson