Manter os tapetes da casa sempre limpos nem sempre é uma tarefa simples. É verdade que com alguns cuidados básicos consegue mantê-los bonitos durante algum tempo, mas é preciso também ter em conta que é essencial saber preservá-los durante vários anos nas melhores condições, pois são acessórios decorativos que podem ser bastante dispendiosos.
Siga as nossas próximas dicas para conseguir manter os tapetes limpos, bonitos e livres de nódoas e poeiras.
Conselhos básicos
Os tapetes não são todos iguais e, por isso mesmo, também a sua limpeza deve ser específica. A limpeza dos tapetes deve ter sempre em conta o tamanho do tapete, o tipo de material com que foi feito, a forma como foi feito, a sua cor e outras especificações. Contudo, de forma geral, uma das formas mais simples de os manter limpos é através de uma boa aspiração, especialmente na parte de trás do tapete, zona frequentemente esquecida. Pelo menos uma vez por mês vire o tapete ao contrário e aspire o verso do mesmo De seguida, faça o mesmo para a parte frontal, mas tenha o cuidado de não danificar as fibras mais sensíveis, especialmente as franjas (se as tiver).
Tenha muito cuidado com o tipo de produtos que aplica na fibras dos tapetes, tais como sprays e detergentes. Este tipo de produtos são normalmente feitos a pensar na limpeza de tapetes de fibras sintéticas e não para tapetes de fibras naturais mais sensíveis, pois contém químicos muito agressivos. No caso dos tapetes de fibras naturais, como lã por exemplo, o mais aconselhável é que teste o produto numa zona mais escondida do tapete, para que não venha a ter surpresas desagradáveis.
Tipos de tapetes
- Tapetes de lã – Aspire-os pelo menos uma vez por semana, mas passe o aspirador com cuidado para não danificar as fibras. Todos os anos faça uma limpeza profunda ao tapete, de preferência uma limpeza profissional. Quando a nódoa ocorrer absorva o excesso de sujidade com um pano limpo não tingido e aplique um produto adequado.
- Tapetes de algodão – Os tapetes mais pequenos podem ser facilmente limpos na máquina de lavar com um pouco de detergente neutro. Contudo, os tapetes de maiores dimensões vão exigir mais cuidados. Em alguns casos a lavagem manual é a mais indicada, pois este tipo de tapetes podem perder a cor ou desbotar com facilidade.
- Outros tapetes de fibras naturais – Semanalmente aspire o tapete, não esquecendo de o fazer também no verso do mesmo. Limpe as nódoas imediatamente com um pano limpo.
- Tapetes de fibras sintéticas – A limpeza deste tipo de tapetes é semelhante às dos tapetes de lã.
- Tapetes de seda – Aspire semanalmente com uma potência fraca a moderada, pois trata-se de uma fibra muito sensível e frágil. A cada dois anos faça uma limpeza profissional, mas em empresas que sejam especializadas em tapetes antigos e deste tipo de materiais. Não use produtos químicos agressivos na sua limpeza, nem esfregue as nódoas.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.