O mobiliário de exterior é frequentemente utilizado para a decoração de jardins, terraços e até varandas. Contudo, com algum tempo de uso e,por estar sujeito às condições atmosféricas exteriores, começa a ficar gasto e danificado. Problemas como manchas de ferrugem, bolor ou nódoas são frequentes neste tipo de móveis.
Torna-se assim essencial saber como cuidar e preservá-lo da melhor forma. Confira já de seguida algumas dicas e conselhos úteis para saber como cuidar de mobiliário exterior.
Embora este tipo de mobiliário já venha preparado de fábrica para suportar condições climatéricas mais extremas, a verdade é que ainda assim são necessários alguns cuidados. Afinal de contas, ficará exposto ao sol, a chuva e ao tempo, precisando ser mais resistente. Sugerimos os seguintes cuidados como alguns dos mais importantes:
- Siga as recomendações do fabricante – Sabemos que faz parte do senso comum, mas a verdade é que, por vezes, não perdemos o devido tempo a ler as instruções que vêm com o produto. Contudo, uma das melhores formas de preservar o mobiliário de exterior é seguir as indicações que o fabricante disponibiliza no mesmo. Familiarize-se com as instruções do fabricante. O uso de produtos inadequados pode danificar o mobiliário e anular a garantia.
- Leve limpeza – Uma limpeza regular é essencial para manter o mobiliário sempre bonito. Aconselhamos que use uma escova de cerdas macias, enxaguando de seguida com um pouco de água limpa.
- Detergente neutro – Adicionalmente poderá juntar à água um detergente neutro, mas opte sempre por um que seja adequado para limpar móveis exteriores ou, em alternativa, um pouco de detergente para loiça suave e água morna. Use uma esponja ou escova de cerdas macias para remover a sujidade agarrada, enxagúe com água limpa e para finalizar seque com um pano seco e limpo.
- Químicos agressivos – Evite o uso de químicos agressivos que possam danificar os móveis. Detergentes com cloro, óleo de pinho, ou produtos de limpeza abrasivos, não devem ser utilizados na limpeza a menos que indicado pelo fabricante. Teste sempre os novos produtos numa área que fique mais escondida.
- Cuidados com o bolor – Com uma pequena esponja esfregue ligeiramente e sempre com cuidado as zonas afetadas pelo bolor. Se o bolor estiver muito entranho poderá ser necessário usar uma lixa fina. Use sempre luvas durante todo o processo e nunca reutilize os materiais que usou na limpeza para não correr o risco de vir a espalhar o bolor noutras superfícies.
- Proteção para o mobiliário – A melhor maneira de prolongar a durabilidade e beleza deste mobiliário exterior é através da prevenção. Sempre que não estejam em uso, opte por cobrir os móveis com uma proteção própria, que irá protegê-los dos danos da chuva, sol, geadas e vento.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.