A diferença entre um Fio e um Cabo é a flexibilidade.
Os fios são feitos de um único e espesso filamento, e por isso são rígidos.
Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos.
Os fios e cabos elétricos de potência em baixa tensão são os responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000 volts.
São basicamente constituidos de tres partes distintas…
Devem ser usados os Fios e Cabos de cobre de alta condutibilidade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de isolamento para 750V e 1000V, salvo indicação em contrário do projeto executivo de elétrica.
* Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas de forma contínua:
bitola – isolação – temperatura – nome do fabricante.
A flexibilidade dos condutores elétricos
Um condutor elétrico pode ser constituído por uma quantidade variável de fios, desde um único fio até centenas deles.
Essa quantidade de fios determina a flexibilidade do cabo. Quanto mais fios, mais flexível o condutor e vice-versa.
Qual a diferença entre cabo flexível e fio rígido?
As características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.
A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.
Existe alguma limitação para a ocupação de cabos dentro de eletrodutos?
De acordo com a NBR 5410 os fios ou cabos não devem ocupar mais do que 53% da área útil do eletroduto quando é utilizado um condutor, 31% quando são utilizados dois e 40% para três ou mais condutores no mesmo eletroduto.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Boa Noite..vou instalar uma campainha aqui em casa e O Pedreiro colocou a caixa de pasagem do interruptor muito funda…como faço pra colocar o interruptor agora???…sendo que o ele enfia la dentro do buraco??
Os elemento fornecidos são insuficientes para avaliar correctamente a situação.
Agradecemos que seja mais explicito.
qual a diferença entre o fio rígido e o fio cabinho (o fio rígido, ele consume mais por ser só um cabo? difere do cabinho que tens vários filamentos?)
Julgamos que a resposta à sua questão seja esta:
Qual a diferença entre cabo flexível e fio rígido?
As características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.
A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.
Na verdade, e que ninguém fala, o cabo é melhor em tudo em relação ao fio, e dependendo do lugar você pode até comprar mais barato ainda, em relação ao consumo, ao curto prazo é igual, mas quando falamos de uma instalação elétrica de 20, 30 anos, uma feita com cabos certamente consumira menos energia, porem não é uma diferença gritante.
Qualquer duvida em relação a isso pode me procurar
felipebrasilcv@gmail.com
No casa do cabo anti-chama (7 pernas) e cabo flexível, por que é necessário estanhar a ponta do cabo flexível e do anti-chama não?
Anti chama é a isolação dos cabos,pela norma todos cabos tem que ser antichama,quanto a estanhar,toda vez que vai ligar um cabo em algum contato e não use terminal o correto é estanhar para evitar mau contato,e consequentimente maior resistência e maio consumo de enegia.
Então é incorreto afirmar que existe fio flexível e cabo rígido como já vi várias empresas assim nomearem seus produtos? E o cabo semi rígido então?