Como calcular a dimensão dos tubos de abastecimento de água? Há um método simples para fazer isso, calculando o peso das várias peças existente na casa de banho. No entanto este método funciona melhor em obras pequenas e mesmo assim é aconselhável pedir apoio técnico a um especialista da área…
Como calcular a dimensão dos canos de abastecimento de água
Para calcular com exactidão qual o melhor diâmetro para um cano de abastecimento de água temos de levar em conta alguns factores:
– comprimento do cano;
– tipo de cano;
– quantidade de curvas;
– vazão e pressão que conseguem suportar;
Nos prédios e habitações maiores, o custo vai ser acrescido e por isso é necessário que a contagem seja minuciosa e exacta, pois todos os cêntimos que economizamos no final da obra revelarão uma grande diferença. No caso de a obra ser pequena no máximo até 3 andares, pode optar por calcular a dimensão através do método dos pesos. Este método é feito através do tipo de peças da casa de banho que adquirir para o prédio.
Aparelho | Peso |
Sanita | 40 |
Lavatório | 0,5 |
Bidé | 0,1 |
Banheira | 1 |
Chuveiro | 0,5 |
Por exemplo numa casa de banho em que contenha uma banheira, sanita, bidé e lavatório, é difícil que tudo funcione no mesmo espaço de tempo. Desta forma, vamos supor que irão funcionar ao mesmo tempo apenas a descarga da sanita e o chuveiro. Então o peso máximo será de 40,5. Com este valor vamos ver que tipo de de tubo seria ideal e fazendo as contas o melhor para este caso seria um tradicional tubo de 50 mm que equivale a um tubo de 1 ½”.
Vamos supor um banheiro onde existe uma bacia sanitária, bidé, lavatório e chuveiro. Deve ter atenção que os tubos feitos com PVC são caracterizados pelo diâmetro externo, por isso o tamanho 2” irá corresponder a um tubo de 60 mm e não de 50 mm. No ábaco os diâmetros são internos e em polegadas, por isto fique atento a este detalhe.
O calculo da dimensão dos tubos pelo método do peso funciona melhor em obras pequenas. Deve no entanto pedir apoio técnico ou consultar um profissional na área que pode ajudar a fazer os cálculos com melhor exactidão e escolher os materiais a utilizar, cada caso é um um caso.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.