É importante observar que plantas nutridas, bem adubadas, com irrigação adequada, com boa insolação e bem ambientadas são plantas sadias e não dão oportunidades às pragas.
Outro factor muito importante é que só podemos considerar como infestação, doenças e fungos algo que esteja a destruir completamente a planta ou seja, uma lagartinha não irá condenar as suas plantas de jardim ou de interior….
Pragas, doenças e fungos nas suas plantas de jardim e plantas de interior
Formigas
Dano: Corte das folhas e brotos. Facilmente identificável pelos ninhos e pelos carreiros.
Controlo: Procurar os ninhos e colocar uma solução de 5 partes de água com 1 parte de cândida directamente no “olho” do formigueiro para eliminar o fungo alimentar produzido pelas formigas. Repita a operação diariamente até a eliminação.
Dica: O Plantio de Hortelã e Salsa nas bordas ou imediações do jardim evita a aproximação.
Pulgas
Dano: Suga a seiva da planta deformando a planta. Identifica-se pelas folhas enrugadas. São pequenos insectos de cor cinza esverdeado que formam colónias na parte interna das folhas ou junto aos caules e talos que sugam constantemente a planta podendo levá-la à morte. São muito comuns em todos os tipos de couves.
Controlo: Aplicação de calda de fumo veja receita na sequência. Quando identificado o ataque no início retire a ou as folhas infectadas e queime-as.
Lagartas
Dano: Folhas e ou brotos furados ou derrubados. É facilmente encontrada nas plantas.
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades apanhe-as manualmente e elimine-as.
Importante: Para fazer as apanhar utilize luvas, algumas lagartas podem provocar irritações na pele.
Ácaros
Dano: Minúsculos aracnídeos que se alojam na parte interior das folhas formando colónias que a olho nu parecem um pó preto. Sugadores vorazes enfraquecem a planta e desviam nutrientes, provocando deformações como: superbrotações, galhas e diminuição da floração.
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades retire as folhas atacadas e elimine-as.
Receita caseira – Cavalinha
Ferva 50g de cavalinha seca em 1 litro de água por 20 minutos. Coe e adicione mais 10 litros de água para diluição. Pulverize sobre a planta atacada por fungos.
Moscas brancas
Dano: São insectos diminutos recobertos por uma substância branca originando os nomes vulgares de “moscas brancas” ou “piolho farinhento”. Sugam continuamente a seiva vegetal provocando o definhamento até a morte das plantas
Controlo: Aplicação de calda de fumo. Em caso de pequenas quantidades retire as folhas atacadas e elimine-as.
Tripes
Dano: Pequenos insectos alados que vivem em colónias na face interior das folhas, em ramos, flores e frutos. São sugadores de seiva tornando as partes afectadas descoloridas e manchadas. Podem transmitir viroses e doenças.
Controlo: Aplicação de óleo de neem. Em casos de grande infestação em uma planta elimine o exemplar.
Plantas que ajudam:
Alfavaca: O cheiro repele moscas e mosquitos. Não deve, porém, ser plantada perto da arruda.
Alho: Eficiente como repelente de pragas do tomate.
Alecrim: Afasta a borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura. É planta companheira da sálvia.
Cheiro-de-mulata: O aroma forte repele insectos voadores. Pode ser plantado em toda área.
Sálvia: Repele a mariposa do repolho.
Tagetes: Repelente natural de muitos insectos e protege contra os nematóides.
Coentro: Controla pulgões e ácaros.
Gerânio: Repelente natural de insectos. É sempre bom tê-los em seu jardim, embelezam e protegem.
Manjericão: Repelente de moscas e mosquitos.
Citronela: Repelente de traças.
Anis: Repele nematóides e insectos.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
quanto tempo posso guardar a agua do fumo com sabão?
Deverá fazer somente a quantidade necessária para cada aplicação, pois só assim obterá os resultados pretendidos.
recomendo a você de uma visitada neste site que tem dicas importante
Gostei muito do site de Vocês paraben pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por ele.
Gostaria de saber se Vcs pudessem me encaminhar para algum técnico ou engenheiro florestal,para que pudesse me responder o que acontece quando as folhas do pequi enrrugam e no seu pé aparecem alguns caroços, esse sintoma vem diminuindo a produção dos frutos o que devo fazer, o que significa esse sintoma?
Desde já agradeço muito pela compreenhção.
Mario Alt
Rua Major Otavio Pitaluga 149
Bairro Duque de Caxias
Cuiabá-MT
780020000
minha nespereira tem doença,está cheia de flor agora.pulverizo com quê?tenho um pulverizador até 10 litros,por favor pode-me ajudar?
desconheço o nome da planta mas sei que é da familia da flor de maio, ela esta com com as beiras das folhas como se estivesse comida por lagarta, mas no meio manchas marrons levanda a fazer como uma tela parecendo teia de aranha e tambem marcas arredondadas como se estivesse sido sugada a seiva deixando só a doença
gostei muito das dicas que deram,gostaria de saber mais também sobre poda,qual o período certo para se podar,e se retirando os brotos da blantas evita delas ficarem fracas.
adorei este sitem parabens pelo trabalho de vocês ficou excelente
bjsssssssssssss………….
Gostei das dicas vou experimentá-las para ver o resultado.. Abç
gostei das informações… vou aproveitar todas..
gostei das informações… vou aproveitar todas..
gostei das informações… vou aproveitar todas..
gostei das informações… vou aproveitar todas..
Não encontrei na sequencia a receita da calda de fumo, preciso mto pq tenho pomar e plantas ornamentais.
calda de fumo como se faz?
muito bom, estava precisando dessas informações….brigado
muito bom, estava precisando dessas informações….brigado
muito bom, estava precisando dessas informações….brigado
muito bom, estava precisando dessas informações….brigado
consegui encontrar tudo o que precisava aqui muito grata
consegui encontrar tudo o que precisava aqui muito grata
consegui encontrar tudo o que precisava aqui muito grata
consegui encontrar tudo o que precisava aqui muito grata