Uma instalação eléctrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados adequadamente, resultando em um funcionamento correcto e seguro para os usuários. Por isso é fundamental a realização de um projecto devidamente elaborado por profissionais capacitados, evitando que pessoas e patrimónios sejam colocados em perigo. Este texto explica e mostra como fazer a instalação e cuidados a ter na sua utilização de forma a evitar uma série de acidentes domésticos…
Diagnóstico
A instalação eléctrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnica NBR5410 (da ABNT), que dá os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações de baixa tensão devem apresentar, garantindo assim o seu correcto e seguro funcionamento.
Reforma
A qualidade de uma instalação eléctrica depende muito do serviço executado. É importante que a instalador execute a reforma de acordo com o projecto eléctricos, a ainda que utilize componentes adequados, adoptando técnicas correctas e que atendam as normas existentes.
Algumas regras básicas para a instalação e cuidados com a utilização de eléctricidade
– Nunca ponha objectos metálicos, como garfos e facas, dentro de aparelhos eléctricos ligados em tomadas.
– Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos electrodomésticos.
– Coloque protectores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.
– Nunca conserte ou ligue aparelhos eléctricos com as mãos ou corpo molhados.
– Não mexa em electricidade pisando em chão húmido, e muito menos descalço.
– Com água, o risco de choque é muito maior.
– Se for fazer qualquer conserto eléctrico, desligue o disjuntor ou a chave geral.
– Nunca desligar um aparelho (aspirador, rádio, liquidificador, etc.) puxando pelo fio… até a tomada saltar da parede, pois poderá romper-se e causar curto-circuito, queimando o aparelho.
– Não deixe que crianças mexam em aparelhos ligados ou toquem nos fios.
– Nunca mexa na parte interna de uma TV, mesmo que ela esteja desligada. Uma forte carga eléctrica fica acumulada em algumas partes do aparelho.
– Se algum electrodoméstico dá choques sempre que você encosta nas partes metálicas, alguma coisa está errada. Chame um electricista urgente para consertar ou retire o aparelho de uso.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Parabéns pela forma como dão as vossas “dicas”.
Tenho aprendido muito.
Obrigado.