Quando for entregar ou enviar um curriculum saiba que, em regra, um empregador não perde mais do que cerca de trinta segundos na primeira visualização do mesmo, pois um maior exame só vai ser feito mais tarde.
Sendo assim, a primeira impressão é fundamental, uma vez que são diversas as pessoas que estão a disputar a vaga de emprego.
Confira as nossas próximas dicas de como entregar um curriculum.
Dicas
Antes de saber como entregar um curriculum, saiba que deverá elaborá-lo devidamente.
Na Internet existem diversos modelos de curriculum e muitos artigos que ajudam na orientação de como se cria um curriculum. De facto, um curriculum bem feito é deveras importante para que a empresa considere e aceite um candidato, pois é através deste que o candidato se dá a conhecer.
Tendo isto em conta, é da máxima importância evitar erros ortográficos, bem como gramaticais. Além disto, é preciso ter em conta uma questão de segurança: Não coloque os seus dados pessoais como número de contribuinte, num curriculum. Dados como estes são de evitar.
Quando estiver a preparar um curriculum para entregar, saiba que não deverá acrescentar dados que não existam nas partes relativas a formação, cursos ou experiência. E isto também se aplica aos idiomas falados, pois de nada lhe servirá se, em entrevista, não souber corroborar o que descreveu nas suas capacidades.
Algo que também é de grande importância na entrega de um curriculum é o não exagero de funções desempenhadas, ou seja, mais vale ser curto e conciso para não ter de passar por vergonhas posteriores ao serem descobertas experiências que, na realidade, não se concretizaram.
Dê bastante importância à carta de apresentação. Muitos são os curriculums enviados que não indicam qual a posição ou vaga a que a pessoa se está a candidatar, pelo que irão acabar eventualmente esquecidos numa qualquer secretária.
Uma pessoa deverá ser concisa e extremamente orientada para as suas responsabilidades, em detrimento dos resultados. Algo que também é aconselhável, é não fornecer o historial de salários, nem quanto pretende ganhar, pois se isso for solicitado, deverá constar da carta de apresentação e não no curriculum.
Lembre-se, ainda, que a maioria dos empregadores vai procurar e pedir informações para verificar a sua experiência profissional para o cargo a que se está a candidatar. Há que ser claro e não exaustivo, focando-se no que poderá ser uma mais-valia para o cargo que pretende.
Por fim, nunca será demais recordar que para saber como entregar um curriculum, em especial se o fizer pessoalmente, deverá ter sempre um comportamento adequado. Todos sabem que a primeira impressão é a que fica, pelo que, independentemente da vaga ou empresa, um candidato deverá manter sempre uma boa apresentação para causar boas impressões.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.