Saiba como ter lindas plantas de jardim bem como lindas plantas em vasos em sua casa. Basta seguir algumas regras básicas de bom gosto e terá uma óptima escolha de plantas para embelezar o seu jardim exterior assim como os seu terraços, entradas e pátios…
Na altura da escolha de plantas para colocar em sua casa, quer estas sejam plantas de jardim ou plantas em vasos tenha em consideração estas preciosas informações:
Se escolher vasos rústicos em madeira, estes serão beneficiados com plantas como fetos, ervas aromáticas, ou bolbos que floresçam na primavera.
Abra o leque à escolha de plantas, vegetais e ervas aromáticas, assim como pequenas árvores ou arbustos, pois são óptimas escolhas para preencher espaços grandes. (coloque o vaso no sitio certo antes de plantar, porque depois será muito pesado para mover.)
Considere também o efeito visual das plantas, como as petúnias rastejantes, que dão uma beleza singular a vasos com bordas menos bonitas, por outro lado não faria sentido deixar que uma planta rastejante escondesse a beleza de um vaso decorativo. Considere ainda a planta que melhor irá combinar com o vaso, pois um vaso belo e polido ficará melhor com uma planta de folhagem, ou com flores menos atractivas, para que se sobressaía a beleza do vaso. Por outro lado plantas com combinações de cores espectaculares irão complementar um vaso mais vulgar.
Se decidir utilizar mais que uma espécie, escolha plantas com a mesma necessidade de água e luz. Se os seus hábitos de rega não são regulares, escolha plantas resistentes à seca, tais como rosas de musgo, e zinia.
O esquema de cores também é importante. Para um cenário mais tranquilizante, combine por exemplo, tonalidades de rosa ou roxo. Consulte uma roda de cores, e escolha algo de dois lados opostos, por exemplo, amarelo e roxo, ou azul e cor de laranja.
Evite a combinação de plantas de lento e de rápido crescimento, pois não vai querer que uma ou outra de rápido crescimento se sobreponha às companheiras mais lentas. Como regra geral, os especialistas recomendam plantas que não tenham mais altura que o dobro do seu vaso nem vez e meia a sua largura. Para equilíbrio faz sentido utilizar uma planta alta), uma planta de encher e uma rasteira.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Que tipo de plantas é que eu posso por na minha casa de banho interior, sem janelas.
Obrigada pelas vossas sugestões