Há muitas opções na linha de equipamentos de banheiro: de cores, estilos, desenhos, materiais. Mas antes de pensar em comprar as louças para a casa de banho (banheiro) é bom verificar as instalações hidráulicas existentes (em caso de reforma) ou estudar o projeto (em caso de construção). Um bom vendedor certamente saberá orientá-lo na escolha das peças e acessórios mais adequados para o seu banheiro. Com esses dados, a opção final fica a critério de seu bom gosto.
A linha de equipamentos de banheiro disponível é bastante diversificada. A louça continua sendo o material básico, se bem que algumas peças incluam materiais como o acrílico, mármore, ou ligas de metal, como o bronze e o latão. A diversidade maior, porém, é em relação aos estilos, ao desenho e às cores. Uma condição, no entanto, deve ser respeitada: a posição das tubulações hidráulicas.
Mudar um bidê de lugar por exemplo, exige uma reforma considerável no sistema de tubulações. A disposição das tubulações também condiciona a escolha das peças. Assim, antes de comprar, convém examinar o sistema hidráulico de seu banheiro, fazendo um esquema detalhado de sua distribuição, especificando as tubulações de água e as de esgoto, sua localização, as distâncias exactas 3 a bitola dos terminais.
LAVATÓRIOS
Lavatórios de louça
Os mais comuns e baratos —, você encontra também peças em acrílico transparente, cobre, latão, ou ainda em bronze e ferro fundido esmaltado. Há três tipos básicos de lavatório: presos à parede, gabinete e de coluna. Todos eles já vêm acompanhados das ferragens para fixação da peça (parafusos, cantoneiras de ferro, mãos rasantes etc.). A fixação da peça com as ferramentas normalmente é explicada num folheto do fabricante ou na própria embalagem.
Lavatórios presos à parede
Vejamos primeiro as tubulação de água. Se ela estiver acima do nível onde será instalado o lavatório, bastará colectar a torneira directamente à luva terminal do ano embutido na parede. Se estiver abaixo, a Torneira — ou misturador, caso haja tubulação de água quente — deverá ser do tipo mesa, conectada através de flexíveis (de plástico para água fria, e de metal para água quente).
Os lavatórios presos à parede geralmente são copiados à tubulação de esgoto embutida na parede (para tubulações de esgoto no piso o mais prático é um lavatório de coluna). A ligação entre o ralo da pia e o cano do esgoto é feita por meio de sifão (um cano de ligação com um bojo em forma de labirinto). O bojo do sifão esta sempre cheio de água, impedindo que os gases do esgoto escapem pelo ralo da pia. Ele ode ser desmontado para limpeza ou desentupimento e possui regulagem para ajustar-se a distância entre a pia e a tubulação.
Para fixar as torneiras, vire o lavatório ao contrário e, com uma talhadeira, remova as tampas dos furos. Os lavatórios de louça têm três furos:
- furos com tampa para as torneiras e um para o misturador (água quente). Assim, se você quiser apenas uma torneira central, poderá remover apenas a tampa central. Depois de fixar as torneiras e a válvula da pia, prenda a peça na parede.
- Estabeleça as ligações de água (directamente no cano ou por meio de flexíveis) e instale o sifão na tubulação de esgoto. Vede bem as juntas com fita teflon e abra o registador de água para testar o funcionamento.
Lavatórios de gabinete
Consistem em uma cuba de pia (normalmente de louça) e um tampo que a sustenta (de mármore, granito etc.). São mais confortáveis que os lavatórios simples, pelo espaço que criam ao redor da pia, e sua instalação é semelhante à do lavatório de parede.
As cubas em geral vêm separadas dos tampos, mas há também os modelos do tipo monobloco. Se você não encontrou um modelo na medida adequada a seu banheiro, compre primeiro a cuba e mande então fazer o tampo sob medida. As cubas podem apenas ser encaixadas sobre o tampo ou presas por baixo com ferragens (nesse caso, a junção com o tampo deve ser muito bem vedada com mástique ou material similar).
Algumas cubas de sobreposição possuem mesas para as torneiras. Funcionam, portanto, como os lavatórios de parede e você deverá abrir na própria peça os furos necessários. As cubas simples, presas por baixo do tampo, exigem a abertura desses orifícios no próprio tampo. Em geral, a cuba vem acompanhada do gabarito de papel para os furos das torneiras, e das instruções para sua fixação.
Lavatórios de coluna
A diferença entre a instalação de um lavatório de coluna e um de parede está no sistema de esgoto.
O de coluna não emprega um sifão próprio: é conectado diretamente ao sifão do ralo do piso do banheiro. Esse tipo de lavatório dificilmente entope — desde que se façam limpezas periódicas no ralo do banheiro. Os eventuais casos de entupimento ocorrem em geral no cotovelo que une o duto vertical do esgoto ao ramal que corre sob o piso, até o ralo. Para resolver o problema, introduz-se pelo ralo da pia um arame comprido com um pequeno gancho na extremidade, e fazem-se movimentos circulares, mantendo água corrente na pia durante toda a operação.
BIDÊS E BACIAS
Em geral são os bidês de louça e sua funcionalidade só alcança bom nível quando se dispõe de alimentação quente e fria. A montagem ideal consiste num misturador acoplado a um chuveiro no fundo da peça. Uma vez instalado e montadas as ferragens, fazem-se as conexões com a tubulação de água por meio de flexíveis e a conexão com a tubulação de esgoto.
Sanita / bacia / vaso do banheiro / casa de banho
A localização da bacia do banheiro depende da posição do terminal do esgoto, que condiciona também a distância da bacia à parede. De qualquer forma, a instalação da peça vem especificada pelo fabricante. A entrada de água é feita sempre pela parede, da seguinte forma: coloca-se a bacia de maneira que sua entrada de água fique na mesma altura do terminal da parede (anote a altura antes de comprar a bacia); depois, faz-se a conexão por meio de tubo plástico com anéis de vedação de borracha.
A saída do esgoto é feita geralmente pelo piso (ou pela parede junto ao piso), com conexões compostas por um anel de metal e um de borracha. A caixa de descarga pode ser suspensa, com válvula de fluxo tipo Hydra, ou então com caixas de descarga acopladas à bacia. Este último tipo vem se popularizando pelo baixo custo de sua instalação e pela eficiência: exige bitola menor para a entrada de água e tem capacidade para duas descargas sucessivas, antes de encher novamente.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Box de Banheiro Barato: Conheça Opções Para o Seu Banheiro - Faça Você Mesmo