A escolha do pavimento é uma etapa importante da construção ou decoração de uma casa. Existem diversas variedades de pavimento por onde escolher, sendo que alguns são mais adequados que outros para aplicação em determinada divisão.
Torna-se assim importante ter em atenção fatores como o tamanho da divisão, decoração envolvente, quem a vai utilizar e, especialmente, a função a desempenhar.
Adicionalmente, alguns pavimentos adequam-se melhor a umas áreas que outras, conforme o seu conforto, aspeto e durabilidade.
De seguida, mostramos algumas dicas para o ajudar a escolher o tipo de revestimento de pavimento adequado para cada divisão.
Escolha dos materiais
Escolha o pavimento tendo em atenção não só o seu orçamento, mas também a qualidade do mesmo. Escolha a melhor qualidade que o seu orçamento lhe permitir, pois este investimento irá acabar por se refletir na sua resistência e durabilidade.
Tenha também o cuidado de comprar um tipo de revestimento cujas fibras não provoquem alergia a quem terá de o usar diariamente. Não pode dar-se ao luxo de descobrir isto depois de instalado o revestimento.
Função e utilização
Na escolha do pavimento mais adequado precisa de ter em consideração a sua função e quem o vai utilizar. Por exemplo, se o pavimento ficar numa divisão utilizada por uma criança, então talvez seja aconselhado escolher um que seja facilmente lavável. Na verdade, as alcatifas mais dispendiosas podem estragar-se facilmente com as brincadeiras das crianças. Enquanto as crianças forem pequenas, opte por revestimentos mais baratos ou que consiga limpar.
Também se possuir animais, os pavimentos laváveis são aconselhados nas divisões em que os animais têm acesso. O pavimento duro (cerâmico ou em madeira) é sempre a melhor escolha neste tipo de situações.
Nas áreas e divisões mais utilizadas, o revestimento do pavimento acaba por ter maior desgaste. Coloque um revestimento durável ou proteja estas áreas com tapetes ou carpetes. Opte pelo uso de alcatifas e tapetes estampados e coloridos para disfarçar melhor as nódoas.
Nos corredores, como são áreas de passagem e muito utilizadas, é aconselhado que seja colocado um revestimento durável e resistente.
Notas finais:
- O uso de alcatifa é mais adequado em divisões que exigem maior conforto ao pisar, como é o caso de um quarto.
- Nas áreas com maior humidade, salpicos de água e possibilidade de nódoas, os pavimentos duros (cerâmicos ou vinilos) são excelentes. É o caso das casas de banho e das cozinhas.
- Os revestimentos de fibra natural, como o sargaço ou a juta, são resistentes e práticos para uma sala de estar ou de convívio. Adicione alguns tapetes fofos para conforto extra.
- Os pavimentos de madeira são adequados para zonas mais movimentadas (como corredores), pois são resistentes e fáceis de limpar.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
obrigada pela forma como esclare-se e aconcelha eu procuro citrunela