Manter um espaço organizado nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando o espaço por si só já é reduzido.
Uma excelente solução é optar por uma estante suspensa, que não só permite aproveitar da melhor forma o espaço disponível nas paredes, como também expor alguns dos seus objetos decorativos favoritos.
Uma estante deste tipo permite-lhe, por exemplo, colocar os livros favoritos, um vaso com flores, um quadro ou uma peça de design.
Segue-se um passo a passo simples para fazer a sua estante suspensa.
Passo a passo
O que vai precisar:
- Dremel® DSM20
- Dremel® 4200
- Disco de corte multifunções de carbono DSM500
- Disco de corte para metal DSM510
- Chave de parafusos
- Lápis e régua
- Placa de madeira (200 cm x 20 cm x 2 cm)
- 2 suportes angulares (12 cm x 12 cm)
- 4 parafusos para madeira (2 cm de comprimento)
- 25 buchas de madeira
- Cola para madeira, fita adesiva de dupla face
- Tinta acrílica branca e lata de tinta preta em spray
- Rolo de pintura
- Folha de metal ( 20 cm x 35 cm x 1 mm)
Planos de construção
Como fazer:
Numa placa de madeira com 200 cm x 20 cm x 2 cm transfira as peças da prateleira do plano de construção. Faça o mesmo para a folha de metal de 20 cm x 35 cm x 1 mm.
De seguida, deve começar a cortar as peças. Sugerimos que utilize uma serra compacta Dermel® DSM20 e o disco de corte multifunções de carbono DSM500. Para cortar a folha de metal de forma adequada mudar para o disco de corte para metal DSM510 para assegurar um corte uniforme e perfeito.
Faça orifícios na placa de madeira com recurso à Dremel® 4200. Deverá utilizar uma broca para madeira de 6mm. Sobreponha< dez das peças da placa em forma de diamante e cole-as umas às outras.
Proceda à montagem das restantes peça da estante, exceto os dois elementos de suporte no topo, e transfira os orifícios para a peça imediatamente abaixo. Com a cola e buchas deverá fixar os elementos individuais. Depois de todos os elementos bem montados e a cola já seca, deverá pintar a prateleira da estante com a tinta acrílica de tom branco.
Pinte de preto a moldura decorativa para o frontal da prateleira. Aconselhamos tinta em spray, por ser de fácil aplicação. Aparafuse os suportes angulares nos rebordos exteriores superiores da prateleira.Se quiser, pode ainda passar uma lixa na parte da frente da prateleira para ficar mais polida e bonita. Fixe a prateleira à parede e colar os dois elementos de suporte superiores aos suportes angulares.
Para finalizar, basta que fixe as peças pretas de metal ao frontal da prateleira. Use fita adesiva de dupla face para este processo. A sua estante está pronto e pode usa-la para expor as suas coleções de livros, fotografias ou outros objetos do seu gosto.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.