Porta de madeira envelhecida da sempre imenso charme a qualquer decoração de um espaço. Contudo, uma porta de madeira maciça é dispendiosa, o que acaba por ser um problema.
Neste artigo vamos mostrar-lhe como conseguir dar um aspecto envelhecido a uma porta de madeira de forma mais barata e simples.
Confira as dicas e o passo a passo, já abaixo!
Passo a passo
Para este projecto vai precisar de alguns materiais e seguir o passo a passo.
Dificuldade: moderada
O que vai precisar:
- Uma chave de fendas
- plásticos, jornais ou um pano para proteger o chão
- um pincel de nylon, um pincel grosso e um pincel fino de pintor
- primer próprio para madeira
- tinta ( escolha a cor que mais lhe agradar)
- gesso
- pano velho
- esmalte (numa cor à sua escolha)
- pente de granulação
- vinagre
- água
- esmalte claro
Como fazer porta de madeira envelhecida:
Deve fazer o projecto numa área bem ventilada, pois vai estar a usar muitos produtos químicos com cheiro forte. Não se esqueça também de preparar a divisão onde irá trabalhar. Coloque todos os materiais perto de si, para fácil acesso, e forre o chão com plásticos, jornais ou panos velhos, de modo a evitar que manche e fique estragado.
Comece por retirar a porta. Com a chave de fendas retire também as dobradiças e a maçaneta para que não fiquem manchadas de tinta durante o projeto.
Coloque a porta num sítio estável como um cavalete, mesa ou encostada à parede. Aplique duas demãos de primer na porta e deixe secar (aproximadamente 24 horas). Pinte a camada de fundo. Depois que secar, aplique outra camada. Deixe secar completamente (cerca de 24 horas).
Cm um pano limpo, aplique o gesso na camada de fundo. Não precisa de aplicar muito, basta uma camada bem fina. O gesso age como um aglutinante de tinta e se acumula levemente na textura da madeira. Use marcas irregulares ao invés de lisas.
Pintura da porta de madeira envelhecida
Agora deve aplicar o esmalte fino. Pinte a porta com o esmalte e, de seguida, passe com um pincel grosso. Ao passar com o pincel vai estar a criar padrões no esmalte e a simular os veios da madeira. O esmalte deve agora secar por 4 horas antes de passar ao passo seguinte.
Pinte outra camada fina de esmalte sobre a porta. Passe, imediatamente, um pente de granulação sobre o esmalte com movimentos amplos, ligeiramente sobrepostos. Simule ao máximo a aparência dos riscos da madeira, mantendo todos os traços na mesma direção e usando formas naturais e linhas e curvas suaves.
Faça uma solução de 1 colher de vinagre com 2 copos de água. Espalhe algumas gotas pela porta e deixe secar. O vinagre vai ajudar a criar imperfeições, conferindo aquele aspecto envelhecido que queremos. Deixe o esmalte secando por cerca de 20 minutos e, em seguida, o lustre-o levemente com um pano macio. Deixe secar por 4 horas.
Agora, com o pincel fino mergulhado num pouco de esmalte, faça mais linhas a simular os veios da madeira. Lembre-se que a madeira deve ficar com um aspecto envelhecido e estes veios são perfeitos para ajudar a consegui-lo. Para ficar mais realista, contorne as pregas e saliências feitas pela água e vinagre. Deixe o esmalte secar por cerca de 4 horas.
Para finalizar, deve aplicar um selante como esmalte claro. Deixe secar completamente e depois volte a colocar a porta de madeira com aspecto envelhecido no sítio.
Experimente também estas outras formas de fazer no vídeo:
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Ao que era mais lógico mostrar um vídeo hoje em dia as pessoas n tem tempo para muita teoria
Qd vc mencionou esmalte é tinta esmalte? De q cor seria?Obg.Ficou lindo o seu trabalho.