O cetim é muito utilizado para fazer artesanato por ser um material chamativo e bonito.
As fitas de cetim conseguem enfeitar os mais variados tipos de objetos, até mesmo os laváveis como toalhas de banho, peças de roupa, pano de pratos, entre outros. Também podem ser usados para decorar artesanatos que não podem ter contato com a água como a caixa de MDF, de papel, entre outros.
O grande atrativo do cetim é o brilho existente em um dos lados, mas também existem versões onde os dois lados possuem o mesmo brilho e custam mais caro.
Normalmente o cetim usado no artesanato vem em forma de fitas de todas as larguras para facilitar o seu uso. Essas fitas de cetim são muito usadas para fazer laços ou servem para encapar algum outro material. As fitas podem ser usadas para fazer um bordado diferenciado, na decoração de chinelos, em cestas e até mesmo no ‘passa fita’ na barra dos panos de prato.
Muita gente também usa a fita de cetim para fazer flores de diversos tipos, assim o artesanato fica mais bonito e chamativo, já que essas flores ganham um visual elegante. Essas flores também podem ser usadas como enfeites de cabelo, em chinelos ou em qualquer outro artesanato.
Seguem-se algumas dicas para fazer flor de cetim – Passo a Passo. Confira-as!
Como fazer uma rosa com fita de cetim
Precisará de 30 cm de fita de cetim com 2 cm de largura, linha da mesma cor da fita de cetim, isqueiro, tesoura e agulha.
- Dobre a ponta da fita deixando aproximadamente 1 cm sobrando.
- Comece a enrolar a fita de cetim para dentro até o fim da dobra.
- Agora precisará dobrar uma vez o restante da fita para trás de uma forma que a parte brilhosa fique sempre virada para cima na dobra.
- Enrole até o fim da segunda dobra e de dois pontos com a agulha e linha para não soltar.
- Continue dobrando e enrolando a fita de forma intercalada até o fim da fita de cetim.
- No fim, ajeite a ponta, costure e arremate. Para a ponta não desfiar, poderá queimar com o isqueiro.
Poderá colar várias rosas dessas para formar um pequeno buquê de rosas ou poderá usar para decorar diversas coisas. A largura da fita de cetim irá definir o tamanho da rosa.
Como fazer uma flor de pétalas pontudas com cetim
Precisará dos mesmos materiais citados acima.
- Dobre a fita de cetim para dentro formando um retângulo. A fita de cetim pode ser de qualquer largura.
- Costure com a agulha na diagonal dentro do retângulo sem puxá-la. A agulha deve estar posicionada ligando a ponta esquerda da parte de cima com a ponta direita da parte de baixo do retângulo.
- Corte a fita seguindo a agulha e formando um triângulo. Ainda não puxe a agulha.
- Queime as beiradas com um isqueiro para não desfiar.
- Agora pode puxar a agulha e repetir o mesmo processo mais 4 ou 5 vezes usando a mesma linha e sem arrematar.
- Depois de todas as pétalas estarem na mesma linha, puxe para que as pétalas fiquem franzidas e una a primeira pétala com a ultima pétala. Por ultimo arremate.
- E pronto, a sua flor de cetim está pronta.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.