Os folheados são lâminas finas de madeira cortadas de toros redondos ou quadrados, conhecidos por falcas.
Tipos de folheado
Existem dois tipos básicos: folheados de construção, que são frequentemente espessos e utilizados no fabrico de contraplacado e peças laminadas, e folheados de superfície, que são mais delgados.
A uma só lâmina de madeira chama-se folha; várias folhas constituem um parcel.
As peças laminadas podem ser adquiridas prontas a ser utilizadas e obtêm-se pela colagem de várias folhas prensadas em moldes. As folhas do laminado não são cruzadas como as do contraplacado. Além das folhas propriamente ditas, há uma vasta gama de folhas flexíveis prontas a serem cortadas.
Como aplicar manualmente o Folheado de Construção
Para superfícies superiores a 20 cm X x 20 cm é necessário dispor de um martelo de folhear, uma faca de modelar, uma régua, uma plaina de dentes ou um bloco com lixa grossa, um rolo de papel adesivo castanho, água quente e um pano, cola animal fina aquecida, própria para este trabalho, e uma trincha para a colagem.
Uma superfície folheada deve ter a réplica na face oposta, ou por aplicação de uma folha mais barata ou, se a superfície folheada estiver firmemente montada sobre uma estrutura sólida e tiver 20 mm de espessura ou mais, por uma camada abundante de tinta ou de verniz.
As folhas são cortadas com a medida aproximada, de modo que ao serem colocadas na superfície a revestir fiquem com uma margem sobreposta de cerca de 20 mm em cada junta e um excedente de cerca de 20 mm em torno de toda a superfície.
Ambas as faces das folhas devem ser salpicadas com água limpa e a seguir empilhadas e mantidas entre duas tábuas planas. Após algumas horas, estarão suficientemente flexíveis para ser aplicadas. Espalhe então com a trincha e sobre a superfície a ser folheada uma fina camada de cola, que funcionará como tapa-poros, e deixe secar.
Coloque a superfície a folhear na posição horizontal e espalhe a cola numa faixa com uma largura igual à da primeira folha a ser aplicada. Coloque a face da folha virada para baixo, sobre a área com cola, e aplique esta desse lado; em seguida, volte-a para cima e espalhe cola no outro lado da folha.
Acerte a posição da folha de modo a sobrepor uma margem na superfície a folhear e comprima-a rapidamente de encontro à superfície com o martelo de folhear até que fique perfeitamente aderente.
À medida que for colocando uma nova folha, assegure-se de que as suas margens se sobrepõem cerca de 20 mm à folha anterior; quando a folha estiver assente, utilize uma faca de modelar e uma régua para cortar ao longo da linha central da sobreposição. Remova as tiras cortadas e feche a junta.
Para folhear pequenas áreas até cerca de 20 cm x 20 cm, podem uti-lizar-se colas à base de resina ou de PVA. Neste caso, as folhas não devem ser molhadas e a superfície não deve levar a primeira demão de cola (com a função de tapa-poros).
Reparações de Folheado
Para reparar pequenas áreas de uma folha danificada, corte numa folha semelhante uma superfície com o contorno do fundo de um barco e um pouco maior do que a área afectada.
Aplique depois este remendo sobre a área danificada, acerte o desenho da madeira e risque o contorno da superfície sobreposta. Retire então a parte danificada, remova todo o pó e cole o novo pedaço.
Utilize cola animal se se tratar de mobiliário antigo; para peças modernas ou para emendar contraplacado ou lamelado recentes, use cola a base de resinas.
Comprima a nova folha e utilize grampos ou coloque pesos sobre a superfície até que esta seque.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Nossa, que show heim!!!
Adorei mesmo o seu blog, aqui realmente é muito top!!!
Meus parabéns, continuem assim vou continuar seguindo sempre!
Omde comprar essas folhas de laminados de madeira,,,,