As grades para suporte de plantas trepadeiras e plantas ornamentais normalmente são feitas de madeira de pinho e podem ficar encostadas a um muro. Podem igualmente ser usadas como uma vedação colocando-a entre postes. Estas grades de madeira devem depois de construídas, ser protegidas com um líquido próprio para protecção da madeira…
Como construir um suporte para plantas ornamentais e plantas trepadeiras
Montagem das grades
Faça a moldura com as junções apropriadas. Ponha as ripas finas no chão, dispondo-as na forma que deseja, e utilize pregos galvanizados para as unir nos cruzamentos. Ao martelar os pregos, coloque um segundo martelo por detrás de cada junção para lhe dar apoio. Pregue o conjunto à moldura.
Segure a moldura a postes de vedação utilizando parafusos fortes, ou a pilares de cimento usando buchas e parafusos de madeira zincados.
Se tenciona colocar a grade encostada a um muro, utilize buchas e fixadores. Deixe um espaço de pelo menos 2,5 cm entre a grade e o muro; use blocos de madeira como separadores.
Preparação do material
Estas grades são, em geral, construídas com ripas delgadas de madeira de 2 cm de largura e 1 cm de espessura colocadas a espaços de 10 a 15 cm, formando quadrados ou losangos; o conjunto é fixado a uma moldura rectangular de ripas de madeira mais largas. Se quiser que sirva de vedação, pregue no cimo uma ripa mais larga.
Decida se prefere uma grade formando quadrados ou losangos e desenhe o que pretende em papel quadriculado para calcular a quantidade de madeira de que vai precisar.
Pode utilizar madeira de pinho para fazer as grades de madeira, de preço acessível e fácil de encontrar. É aconselhável depois tratar com um produto para protecção da madeira. Não utilize creosote pois este líquido cáustico extraído do alcatrão irá danificar as plantas.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
não consigo ver a grade, só publicidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1