Menu

Gravação em osso

  • on 17 de fevereiro de 2010
  • Likes!

Era costume os pescadores de baleias, nomeadamente os dos Açores, esculpirem ou fazerem gravação em ossos e dentes das baleias e encherem as linhas gravadas com tinta preta, fuligem ou suco de tabaco de mascar. Este trabalho de gravação, que tem o nome de scrinshaw, pode ser feito com facilidade…

Como gravar em osso à maneira dos marinheiros

Como gravar um desenho

Faça o esboço do desenho em papel e passe-o para a superfície que vai gravar, ou coloque o papel com o desenho sobre essa superfície, e pique com um alfinete forte os pontos essenciais das linhas. Depois, trace o desenho com um lápis macio.
Comece por traçar as linhas principais do desenho, aplicando uma pressão firme e uniforme. Em seguida, faça os pormenores. Para dar sombras, trace ao de leve linhas paralelas ou tracejadas, desenhando-as mais próximas umas das outras se quiser um sombreado mais forte. Pinte o desenho utilizando tinta preta ou uma substância que não saia com água.

Gravar e pintar: materiais e técnicas necessárias

Para este tipo de trabalho, pode utilizar ossos, chifres, conchas, cabos de marfim de talheres velhos ou teclas de piano ou mesmo qualquer superfície de plástico, como a imitação de marfim.
Ferva os ossos ou os chifres durante várias horas para remover todos os vestígios de carne e de sujidade. Puxe o lustro com palha-de-aço muito fina e aplique um verniz de poliuretano claro. Corte a peça à medida com um serrote de lâmina para metal e coloque-a na mesa de trabalho, como na figura.

Gravação em osso

Entale a peça entre duas ripas de madeira aparafusadas em forma de V. Grave o desenho com uma laca, um canivete ou um furador. Aplique a cor com um pincel fino. Limpe o excesso da tinta que usou com um pano macio. Quando estiver seco, puxe o lustro com palha-de-aço muito fina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *