Hoje em dia, não há desculpas para não se aprender a fazer as mais variadas formas de artesanato. Entre fuxicos, flores de viés, havaianas decoradas das mais variadas formas, com mais ou menos trabalhos de costura, decoração de tiaras ou mesmo de tic e tacs, tudo se faz.
Então, use a sua imaginação e criatividade para fazer bonitos conjuntos, com duas ou mais cores, por exemplo, conjunto de havaianas de flor de viés, tiara, tic e tac a preto e branco, a laranja e amarelo, enfim, como mais gostar.
São imensas as sugestões que podemos fazer, com os mais variados tecidos, de tiaras e tic e tacs, procure o que tem em casa e faça. Verá como em pouco tempo até já estará a ponderar vender as suas fantásticas criações.
Passo a passo
Aqui segue uma dica de como poder fazer uma flor de viés com seis pétalas para colocar tanto em havaianas como tiaras ou tic e tacs.
Vai precisar de:
- três conjuntos de seis pedaços de viés, um preto, um branco e um cinzento, com 5 cm, 4 cm e de 3 cm de comprimento.
Faça exatamente como aqui se sugere para sair uma perfeição de flor. Corte os pedaços exatamente iguais para que o acabamento fique perfeito na altura de unir as pétalas. Perca o tempo que for necessário para confirmar se todos os pedaços estão iguais, pois isso vai fazer a diferença nos trabalhos.
Depois de cortados os viés, deverá vincá-los ao meio, cada um. Tente vincar bem certinho, caso contrário a sua flor ficará torta no final. Em seguida, tem de unir as três tiras, por uma das pontas e depois juntar as outras pontas a essas primeiras. Agora, passe a agulha com a linha nas pontas, unindo-as todas. Saiba que deverá usar apenas linha grossa, pois as linhas de costura tendem a arrebantar na altura de dar o nó. E, com isto, já tem uma pétala feita.
Agora, repita os mesmos passos para as outras pétalas, mas tenha atenção para não errar na altura de passar a agulha e deixar o verso da pétala para a frente. É depois de ter feito todas as pétalas que vai unir as linhas e dar entre dois a três nós e ficar com a sua flor de viés pronta. Abra cada pétala delicadamente, por dentro, e alise-as todas. Pode, ainda, vincar as pontinhas da flor para um toque especial.
Para colar o botão, há quem ponha cola de contacto nas duas partes a serem coladas e espera cinco minutos (ou até o solvente evaporar) e só depois unir as partes. Este é, também, o melhor método para colar a flor de viés no tic e tac. Mas também há quem opte pela cola Bondex.
Com estas flores feitas, já as poderá colar ou costurar nas havaianas para ter flor de viés, Tiara e tic e tac a preto e branco.
Aproveite para fazer uma tiara com viés preto liso, flor de viés com tecido em xadrez branco e preto e um botão branco no centro do laço.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.