Os azulejos são um tipo de revestimento ainda hoje bastante popular em banheiros e cozinhas, mas após a sua aplicação é necessário assegurar que estão bem impermeabilizados, de forma a manterem-se sempre bonitos e mais duráveis.
Não basta uma simples limpeza, sendo por isso necessário também conferir-lhes um bom acabamento, que lhes permita uma superfície fácil de limpar e totalmente impermeável à água. Por esta razão, a sua atenção neste campo deve focar-se em zonas como junções e rebordos, locais em que podem dar-se os maiores problemas.
Seguem-se algumas orientações básicas de como impermeabilizar os azulejos recorrendo a argamassa:
- Em primeiro lugar, para que todo o processo tenha sucesso é necessário que escolha o tipo de argamassa mais indicado para este tipo de acabamento. O que lhe sugerimos é que escolha uma argamassa em pó. Este tipo de produto pode depois ser misturado com um pouco de água e revela-se bastante mais durável que outros produtos, como é o caso da cola para azulejos.
- A aplicação correta da argamassa é também uma etapa importante de todo o processo. É fundamental que consiga fazer linhas perfeitas. Para o conseguir, após retirar o excesso de argamassa da superfície dos azulejos, passe com uma lima para argamassa ( ou se preferir utilize mesmo o seu dedo) pelas junções. Este processo deve ser feito rapidamente, antes que o produto seque.
- A aplicação da argamassa pode ainda ser feita com recurso a um rolo de borracha próprio para o efeito. Esta ferramenta muito útil irá prevenir a formação de riscos na superfície vidrada durante a aplicação, ao mesmo tempo que empurrará firmemente a argamassa para todos os intervalos até que esta fique efetivamente seca.
- Aplique argamassa em azulejos de mármore, mas certifique-se sempre que esta se encontra bem nivelada com o azulejo, de forma a conseguir criar a ilusão de continuidade e de uma peça única.
- Para finalizar é necessário proceder a uma limpeza da superfície do azulejo. Para o fazer basta aplicar um pano húmido no azulejo, o que vai facilmente remover qualquer excesso de produto sem grandes esforços. Ao secar, se persistirem restos na sua superfície, passe com um bano seco ou raspe ligeiramente com uma pequena faca, mas com cuidado para não riscar o azulejo.
Hoje em dia irá encontrar também à venda no mercado diversas opções de argamassa. Entre essas opções pode também contar com a disponibilidade de diferentes cores e tonalidades da própria argamassa, o que acaba por permitir-lhe escolher a que se revela mais adequada para a decoração existente no espaço ou divisão onde irá ser feita a sua aplicação.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.