As fissuras que aparecem frequentemente nas paredes, favorecem a passagem da água. As paredes antigas encostadas aos terrenos, sofrem processos de degradação que favorecem a penetração da umidade. Com o tempo depositam-se formações calcárias e sais cristalizados, provocando a degradação da parede e dos revestimentos.
Impermeabilizar paredes e caves de alvenaria
As fissuras que aparecem frequentemente neste tipo de paredes, favorecem a passagem da água. As paredes antigas encostadas aos terrenos, sofrem processos de degradação que favorecem a penetração da umidade. Com o tempo depositam-se formações calcárias e sais cristalizados, provocando a degradação da parede e dos revestimentos. Estes locais tornam-se espaços insalubres e húmidos.
Para solucionar estes problemas, deverá revestir-se a face interior das paredes com um reboco de impermeabilização que resista à contra-pressão da água e aplicado numa camada suficientemente espessa que consiga regularizar o suporte.
É um erro terrível revestir paredes húmidas com azulejos, ardósias e outros, sem antes resolver o problema da humidade.
Algumas dicas para acabar com humidades nas paredes.
Azulejos ou outros revestimentos não solucionam problemas de infiltrações. Após localizar a origem da humidade, temos que reparar o local, aplicando um impermeabilizante (leia atentamente
o passo a passo de como aplicar o mesmo). Depois do impermeabilizante aplicado, tome cuidado para não furar a película deste, aguarde o tempo correcto de secagem entre uma demão e outra.
Impermeabilização de calhas com pintura
O substrato para a aplicação deve ser preparado de modo a garantir uma perfeita aderência da camada de revestimento impermeável e não deve possuir irregularidades. Para isso recomendamos:
Lavar e retirar todas as partículas soltas, restos de desmoldantes, natas de cimento, ou qualquer material que possa prejudicar a aderência.
Sobre a superfície levemente humedecida aplicar argamassa de regularização no traço de 1/4 de cimento com areia com espessura mínima de 2 cm . Adicionar na argamassa de regularização fibra de polipropileno, com 100 gr por saco de cimento , para diminuir fissuras de retração e adesivo acrílico na proporção de 2% sobre o peso do cimento para aumentar a aderência.
Como aplicar:
A pintura acrílica refletiva deverá ser aplicada em demãos alternadas e cruzadas, espaçadas de 6 horas até atingir o consumo de 3 kg/m². Sendo necessário diluir a 1º demão de 40 a 50% de água, para garantir uma perfeita aderência entre o substrato e as demãos seguintes.
Entre as demãos estruturar com tela de poliéster dando atenção na região dos cantos, ralos e tubos emergentes para uma perfeita estruturação do impermeabilizante.
Impermeabilização de calhas sobre a laje de cobertura, em concreto armado.
Estas calhas devem ser impermeabilizadas com o sistema de mantas. A manta deverá subir pela parede da calha até a sua borda externa. As paredes e calhas devem ter a sua superfície superior na mesma inclinação do telhado. Recomenda-se que a telha entre pelo menos 10cm dentro da calha, formando um pequeno beiral a fim de evitar entrada de água causada por chuvas de vento.
Para efeito de manutenção da calha, recomenda-se uma largura livre de no mínimo 30cm.
Deve-se prever na camada de regularização da superfície do fundo da calha, um caimento mínimo de 1% para ralos e sua espessura mínima de 3 cm. Invariavelmente, uma calha deverá receber um tratamento de isolação térmica.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
muito bom estes, artigos sobre impermeabilização pois é muito dificil voçê acabar com vazamento principalmente em telhados e calhas, gostei e recomendo pesquisar….
Muito legal a matéria, realmente é um tema muito importante. Na página da Adesul Calhas também temos muitas informações interessantes sobre o assunto. Curta e confira!
Pingback: CALHAS GABARDO | Calhas Gabardo - 41.3364-3873 - Curitiba - PRCalhas Gabardo – 41.3364-3873 – Curitiba – PR
Pingback: Calhas em Curitiba | Calhas Gabardo - 41.3364-3873 - Curitiba - PRCalhas Gabardo – 41.3364-3873 – Curitiba – PR