O desporto automóvel é um dos principais dinamizadores da indústria automobilística, sendo responsável pelos grandes progressos que temos observado nos últimos anos nos carros que utilizamos no nosso dia-a-dia.
Não se pense que a competição automobilística começou há pouco tempo, sendo verdade que o grande bum das corridas de carros organizadas aconteceu depois da segunda guerra mundial, as modificações dos carros para corridas começaram logo no início da construção automóvel, nos primeiros anos do século XX.
Na Europa, a Alfa Romeo nascida em 1910 construiu o seu primeiro carro de competição 4 anos depois do seu nascimento em 1914.
Nos Estados Unidos, eram as modificações feitas por entusiastas amadores que começaram por alterar o primeiro carro feito em série do mundo, o Ford T, para se tornarem um pouco mais rápidos do que o modelo saído da fábrica a fim de conseguir chegar em primeiro lugar nas muitas corridas de carros que se popularizavam por toda a América.
Mas foi depois da segunda grande guerra que a competição automobilística se desenvolveu organizando e criando as instituições que hoje regem o desporto automóvel.
Nos estados Unidos com os Stock Cars e na Europa com a Fórmula 1, iniciou-se a época moderna das corridas de carros, e os grandes investimentos tecnológicos para criar o automóvel mais rápido e seguro.
As primeiras corridas de Fórmula 1 foram em meados dos anos 50, e foi na década de 60 que se iniciaram os investimentos tecnológicos que com a chegada dos grandes patrocinadores nos anos 70 levaram a indústria automóvel a desenvolver cada vez mais e mais tecnologia para os carros de fórmula 1 numa tentativa de conseguir ganhar as corridas. Muitos destes desenvolvimentos produzidos para os carros de corridas foram sendo integrados nos carros comuns.
Dos autódromos para as estradas
Dos autódromos para as estradas tivemos grandes inovações tecnológicas quer seja nos motores, suspensão, pneus, chassis, computadores de bordo, combustíveis, direção, aerodinâmica e outras.
Mercedes, Fiat, Renault, Honda e Toyota são as principais marcas que atualmente mais tecnologias transferem dos seus carros de fórmula 1 para os carros de passageiros.
Os casos da Renault com o Megane, da Honda com o New Civic e da Toyota com o Corola que implementaram nestes automóveis de passageiros muitas tecnologias que desenvolveram para os seus carros de fórmula 1 na tentativa de se diferenciarem num mercado cada vez mais competitivo. São exemplos atuais de transferência de tecnologias para automóveis de passageiros com sucesso.
A Fiat presente na fórmula 1 através da sua marca Ferrari incluiu uma tecnologia nova de mudanças ao volante chamada de borboleta no seu carro de passageiros, o Stilo. A Honda também já conta com este opcional no New civic.
A Mercedes também conta com pacotes tecnológicos vindos da fórmula 1 dignos de um carro de corridas.
Apresentámos alguns exemplos de marcas que beneficiam os seus carros de passageiros com os desenvolvimentos obtidos na sua busca por serem os carros de fórmula 1 mais rápidos e seguros.
Não são só as marcas de carros que transferem tecnologia do desporto automóvel
Mas não são só as marcas de automóveis que transferem os conhecimentos obtidos na investigação ligada ao desporto automóvel para os seus produtos de mercado.
As marcas de pneus como a Michelin e Goodyear ganharam muito com os investimentos feitos na fórmula 1, e, atualmente a fornecedora exclusiva de pneus da fórmula 1, a Bridgestone está a ganhar grande notariedade no mercado.
As marcas de combustíveis como a Shell e a Petronas utilizam a sua presença na fórmula 1 para anunciarem os seus produtos Premium como vindos da fórmula 1.
Hoje em dia a tecnologia é fundamental em todo o lado, e na fórmula 1 não podia ser diferente.
As marcas de TI que mais se destacam na Fórmula 1 são a AMD, Dell e Siemens. Estes 3 gigantes da indústria da tecnologia transferem os avanços tecnológicos obtidos nos carros de fórmula 1 para os automóveis de passageiros.
As corridas de F1 são o expoente máximo do desporto automobilístico mundial podendo-se encontrar muita informação em jornais desportivos, jornais generalistas, revistas, rádio, Televisão e na Internet a F1 online encontra-se um pouco por todo o lado em blogs, jornais online, sites de vídeos como o Youtube e redes sociais como o Facebook.
O desporto automóvel com a rivalidade inerente à competição tem feito com que todas as marcas envolvidas façam tudo o que for possível para chegar ao pódio. No desporto automobilístico a tecnologia de ponta do automóvel é fundamental para um bom resultado, daí a importância do desporto automóvel no desenvolvimento da indústria automobilística.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Hi,
I am Nigella Clarke, Nice to e-meet you. I hope you are doing well.
I know that you will probably get a TON of emails, so I will keep this short. I think you might find this interesting …
I am a blogger by profession and I am looking for a blog-related site. Read some of the articles on your site and find them truly informative.
I also want to publish my article on your site. I hope you will be interested in too. If so, please let me know the right time to contact you and share your procedure and other details.
Thank you.
Best regards,
Nigella Clarke.