Se mesmo possuindo uma ventilação básica, como grelhas de arejamento, a condensação continuar a constituir um problema, a solução é instalar um extractor de ar. Este sistema de ventilação pode ser incorporado nas paredes, janelas e tectos e possuem a vantagem de eliminar a humidade e o ar viciado a partir do local onde se encontram instalados. A sua instalação electrica deve ser feita com uma caixa de derivação ligada à fonte de energia eléctrica…
Extractor de parede
A maioria dos extractores requer um orifício circular na parede. A melhor ferramenta para o fazer é um berbequim eléctrico com uma serra craneana, podendo alugar ambos. Assim, cortará um buraco do tamanho correcto. Faça buracos dos dois lados da parede dupla e encaixe a conduta fornecida com o extractor. Alguns extractores precisam de um corte rectangular, o que pode significar retirar um tijolo inteiro. Instalar o extractor é fácil – basta fazer furos para as buchas na parede interior, fixar o extractor e colocar a grelha de arejamento na parede exterior.
Extractor de tecto
Uma grelha de arejamento de parede para a conduta de um extractor de tecto é instalada da mesma forma do que um extractor de parede. Normalmente é o mais fácil de colocar, uma vez que apenas terá de cortar um orifício circular no tecto com um serrote de ponta, tendo cuidado para evitar as traves do tecto. A partir do extractor, as condutas de plástico necessitam de ser transportadas para uma parede exterior ou para os beirais, onde estão ligadas a uma grelha de arejamento. Nos beirais, são instaladas no sofito da mesma forma que um ventilador de sofito.
Ligação eléctrica
Um extractor de ar necessita de uma instalação electrica. Isto é feito através de uma caixa de derivação à fonte de energia eléctrica mais próxima. Se não souber fazer isto, contrate um electricista. Numa casa de banho sem janela é obrigatório instalar um extractor, que deve ser ligado ao interruptor da luz para que trabalhe quando se acende a luz e permaneça ligado durante 15 minutos.
Extractores de janela
Se já existir um sistema de ventilação simples numa janela fixa, pode substituí-lo por um extractor. Se não, terá de cortar um buraco num dos vidros da janela. No entanto, isto não será possível se o vidro for temperado ou laminado. O mesmo se aplica ao vidro duplo; este terá de ser encomendado já com o buraco feito. A única janela onde pode cortar um orifício é a que tiver um vidro normal numa moldura de um só vidro, mas mesmo aqui será melhor encomendar um vidro novo com o orifício já cortado. Desta forma, a única tarefa que terá de fazer é retirar o vidro antigo e colocar o novo. Se quiser fazer você mesmo o buraco no vidro, precisará de um corta-vidro circular e de um corta-vidro normal. Use o corta vidro circular para marcar dois círculos: um com o tamanho correcto do extractor e um ligeiramente mais pequeno dentro do outro. Depois, use corta-vidro para fazer linhas cruzadas dentro do círculo mais pequeno e linhas radiais entre os dois círculos. Bata ligeiramente no vidro do círculo mais pequeno, depois corte o restante vidro. Alise as extremidades com lixa envolta num cabo circular de uma ferramenta. Quando tiver um buraco do tamanho correcto, instalar o extractor de janela é simplesmente uma questão de seguir as instruções.
A função do extractor
A função do extractor é fornecer ventilação adicional nas divisões mais precisas da casa como a cozinha e a casa de banho. O extractor ajuda a eliminar a humidade e a renovar o ar viciado evitando problemas maiores. Os locais ideais para a colocação destes aparelhos são nas janelas, paredes e tectos. Deste modo as condutas podem transportar o ar viciado para fora mantendo um ambiente saudável. Numa cozinha, um ventilador de fogão pode ter a mesma função, desde que o ar seja conduzido para o exterior; um ventilador de fogão com recirculação apenas filtra o ar. É importante que um ventilador esteja posicionado de forma a que o ar de substituição, que normalmente passa através e à volta da porta que conduz ao resto da casa, seja levado através da divisão e atravesse a área problemática. Numa cozinha, as áreas problemáticas que precisam de ventilação são o fogão e a pia. Numa casa de banho são a sanita e a zona do duche ou da banheira.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.