Menu

Grandiosos Jardins em pequenos espaços

  • on 11 de fevereiro de 2011
  • Likes!

Acha que jardins pequenos não podem ser grandiosos? Veja como transformar pequenos espaços em Jardins Grandiosos. Basta planear bem o espaço, escolher bem as plantas de jardim, as plantas de exterior e o vaso de flores adequado. Para te um jardim com muitas cores faça misturas…

Print Friendly, PDF & Email

Normalmente temos grandes planos para o nosso jardim, mas se o espaço for pequeno? Como podemos conseguir um jardim com um impacto grandioso num espaço apertado? Para conseguir este efeito deve ter as estruturas e as plantas certas para transformar o seu pequeno jardim num jardim grandioso.

Faça misturas

Deve fazer uma mistura de flores. Por exemplo pode misturar bolbos com perenes. Deste modo as cores de primavera dos bolbos e as cores de verão do perenes vão se misturar á medida que vão florindo, causando um impacto alegre. Por outro lado os perenes têm a vantagem de cobrir as folhas dos bolbos quando estas secarem. Não  convém cortar essas folhas, elas tem a capacidade de dar energia, para que os bolbos floresçam no ano a seguir.

Faça um jardim em cima de uma mesa

Para quem tem mesmo pouco espaço e goste de jardins, ou para quem não pode se ajoelhar o jardim em cima de uma mesa é a opção ideal. Utilize uma mesa que possa com algum peso, e encha-a com vasos de flores, plantas de jardim e ervas aromáticas. Neste jardim não vai ser necessário sachar, arrancar ervas daninhas, utilizar o ancinho ou qualquer outro tipo de ferramenta de jardinagem. Para o manter belo bastará regar os vasos de vez em quando para que as plantas e flores se mantenham em boa forma. Este é um tipo de jardinagem que não requer muito tempo e irá lhe poupar-lhe as costas.

A vantagem dos vasos

Os vasos de flores são uma óptima opção para quem quer dar alguma cor a locais onde não há terra. Os pátios, terraços, varandas e átrios ficam muito bonitos enfeitados com vasos de flores e plantas. Para diminuir as regas escolha plantas de exterior que sejam resistentes à seca. Se possível use vasos de flores grandes para a terra não secar facilmente. Pode também colocar terra já misturada com cristais para reter melhor a água.

Deixe um espaço para os vegetais

Reserve algum espaço para plantar vegetais. Se estiver a pensar em plantar tomateiros e pimenteiros tenha atenção, pois estes vegetais gostam de sol. No caso do vegetais como os pepinos e feijão verde, faça com que eles trepem por um gradeamento. Pode também espetar umas estacas ou canas e cruzá-las de modo a que os feijões possam subir por elas. Ponha a alface nas bordas do canteiro. Se fizer canteiros de forma quadrada, estes funcionam tão bem quanto as filas cumpridas.
Grande maioria dos vegetais crescem bem em vasos. Os vasos tem a vantagem de poderem ser transportados e assim é mais fácil encontrar lugar para cada um dos vegetais. Por exemplo os tomate gostam muito de sol, já as alfaces preferem a sombra. Faça plantação em vasos, dentro de casa para obter um avanço sobre a estação, desta forma poupará mais tempo porque não terá que transplantar.

As árvores são fundamentais

Mesmo que o jardim seja pequeno, este precisa de árvores sempre verdes, para oferecer sentido de estrutura. As variedades de árvores ‘anão’ são a opção idela para jardins com pouco espaço. Pode também comprar na sua estufa local,  plantas ‘anão’, que enfeitarão muito bem o seu jardim pequeno, embelezando a paisagem.

Deixe espaço para relaxar

É imprescindível que o seu jardim, por mais pequeno que seja, tenha um espaço reservado para colocar um banco de jardim ou umas cadeiras. O objectivo principal de ter um jardim não é só para cuidar e regar, o mais importante é desfrutar dele.

Faça planos de forma a conseguir cor no seu jardim todo o ano

Para o seu jardim ter cor durante todo o ano faça uma selecção e escolha plantas de exterior com tempo de floração diferentes. Desta forma irá ter sempre alguma a florir.

Todo o pormenor deve contar

Se o espaço para trabalhar for pequeno, para o rentabilizar utilize o método de camadas, ou seja, vários níveis. Comece pelo chão, e vá subindo e enchendo cada nível com plantas de jardim. Pode encher o primeiro nível com plantas de chão tais como anuários e perenes, e depois vá subindo o nível até chegar aos arbustos e árvores.

Pense de modo vertical

Nas vedações e latadas pode plantar trepadeiras floridas. Deste modo o impacto visual é maior, ocupando pouco o espaço do seu jardim. A vedação de privacidade  também pode ser enfeitada com vasos de flores ou plantas de exterior.

Print Friendly, PDF & Email
  • Thanks for posting, I truly liked your newest post. I think you should post more often, you clearly have talent for blogging!

    My Amazing Weight Loss Story 29 de maio de 2009 02:06 Responder
  • sou apaixonada por jardins e estou inovando o meu sempre que da.Gosto de procurar idéias para aprimorar mais o meu.

    Marlise kaster 2 de setembro de 2009 01:21 Responder
  • gostar de jardinagem é meu passa tempo preferido. Sempre procuro novas idéias com toques de simplicidade.

    donizete aparecido frança 24 de março de 2010 20:16 Responder
  • queria uma sugestão do que possso plantar em meu jardim e fazer dele um espaço agradavel.

    fabiany papke 6 de setembro de 2010 22:40 Responder
  • Gosto das dicas do site, mas acho que ficariam muito melhor com fotos para ilustrar as informações

    Miguel 2 de agosto de 2011 11:41 Responder
  • adoro plantas, sempre que posso renovo meu jardim

    Neide Andrade 1 de maio de 2012 21:46 Responder
  • adoro plantas, sempre que posso renovo meu jardim

    Neide Andrade 1 de maio de 2012 21:46 Responder
  • gosto muito de plantas

    Lucia Batista 16 de maio de 2012 22:59 Responder
  • gosto muito de plantas

    Lucia Batista 16 de maio de 2012 22:59 Responder
  • cuidar de plantas me acalma muito.

    Ivanete Sampaio 20 de maio de 2012 21:33 Responder
  • cuidar de plantas me acalma muito.

    Ivanete Sampaio 20 de maio de 2012 21:33 Responder
  • PLANTAS, É MUITO BOM

    Dorival Crespo 7 de junho de 2012 20:14 Responder
  • PLANTAS, É MUITO BOM

    Dorival Crespo 7 de junho de 2012 20:14 Responder
  • como preparar o vaso ? deve ser feito em camadas ? qual é o segredo ?

    Bete Perez 9 de julho de 2012 03:01 Responder
  • como preparar o vaso ? deve ser feito em camadas ? qual é o segredo ?

    Bete Perez 9 de julho de 2012 03:01 Responder
  • curti a pagina faça vc mesmo .

    Bete Perez 9 de julho de 2012 03:02 Responder
  • curti a pagina faça vc mesmo .

    Bete Perez 9 de julho de 2012 03:02 Responder
  • Não saberia viver sem as minhas plantas é o meu próprio ar.

    Assis Silva Kalleb 4 de outubro de 2012 21:04 Responder
  • Não saberia viver sem as minhas plantas é o meu próprio ar.

    Assis Silva Kalleb 4 de outubro de 2012 21:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *