A limpeza das lareiras é muito importante. Dá um aspecto mais limpo e arrumado à sala. Existem várias técnicas que ajudam a livrar-se da fuligem e dos restos de carvão deixados pela lenha queimada. O detergente liquido e a parafina liquida são essenciais para limpar lareiras de pedra natural…
Lareiras
A lareira é considerada uma estrutura doméstica, comum em muitas casas, local se pode fazer fogo tornando a divisão com um ambiente acolhedor. A lareira é normalmente constituída com materiais não-inflamáveis como pedra e tijolo, preparado para queimar madeira, e uma chaminé que deixa o fumo e outras partículas sair. Antigamente a lareira era utilizada para aquecer, cozinhar e iluminar nas antigas habitações. Actualmente é usada como objecto decorativo, ou para aquecer as casas durante a estação fria. Noutros tempos a lareira era parte essencial de um lar, hoje só algumas casas possuem lareira.
Em sítios com climas agrestes, ou no Inverno, a lareira ainda prevalece como centro de um lar. Nestas circunstâncias as pessoas concentram-se em seu redor para conversar ou realizar outras actividades de uma forma mais íntima, desfrutando do calor e do ambiente acolhedor que a luz de uma lareira cria.
Limpeza de lareiras
Para eliminar a fuligem nas lareiras de pedra natural, utilize água quente e detergente liquido com 400 gramas de pó de pedra-pomes e meia chávena de amónia, bem misturados. Comece por escovar a fuligem, retirando o máximo possível. Em seguida, aplique a mistura com um pincel limpo. Deixe actuar durante cerca de meia hora e esfregue com uma escova dura e água quente. Finalmente, enxague bem com água quente. Aplique regularmente uma camada de parafina liquida nos utensílios de ferro, utilizando um pano.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
bom dia,tenho uma lareira em casa,mas infelizmente nao a posso acender por a saida de fumos e feita para dentro da minha casa,mesmo quando algum vizinho a acende entra me um pouco de fumo para dentro de casa.como poderei resolver o problema?
Aconselho ou uma alteração as chamines, não ficarem todas ao mesmo nivel ou a instalaçao de um recuperador de calor.
Cumprimentos
http://www.lareiras-cb.com
Olá,
Esse é um problema comum a grande maioria das lareiras instaladas em apartamentos, porque infelizmente era criada apenas uma saida de fumos para todas as lareiras instaladas na mesma promada.
O ideal seria criar uma saída idependente para cada uma das lareiras, caso isso não seja possivel, a unica solução que nos ocorre, será instalação de um extractor no topo da chaminé.
Pingback: Decoração de Ano Novo para uma Celebração Memorável - Como fazer? - Faça Você Mesmo