Todos os móveis de algum modo acumulam pó e sujidade. O bambu e a verga, a madeira encerada, lacada e envernizada são alguns dos exemplos que temos. Há certos truques que são úteis e técnicas especificas para deixar os seus móveis limpos e livres de sujidade. O aspirador de pó, o óleo vegetal e o oleo de linhaça são algumas ferramentas básicas para a limpeza de moveis…
Madeira lacada ou envernizada
Este tipo de móveis deve ser limpo com um pano embebido em água e sabão, bem escorrido. Depois enxague com um pano húmido e torcido, seque e esfregue até obter brilho. Não deve deixar a água em contacto com a madeira durante muito tempo.
Para limpar sem usar sabão, misture três colheres de sopa de óleo de linhaça e duas colheres de sopa de aguarrás num litro de água bem quente. É aconselhável experimentar primeiro num sítio pouco visível da madeira.
Para os móveis que estiverem muito sujos, pode aplicar em seguida uma mistura de óleo de linhaça e pó de pedra-pomes, no sentido dos veios da madeira, e terminar com óleo de linhaça puro.
Depois do tratamento, aplique óleo de cedro ou cera para móveis, mas não em demasia. Esfregue até obter brilho.
Truques úteis: Pode eliminar as manchas de água com uma mistura de óleo vegetal e cinza de cigarro. Também pode utilizar óleo vegetal e sal ou uma mistura homogénea com quantidades iguais de óleo e de vinagre. Não deixe esta solução actuar durante muito tempo, pois o vinagre pode danificar a madeira. Por fim, puxe o brilho com um pano macio. Para remover os riscos pequenos da madeira esfregue com vaselina, graxa para sapatos ou um renovador próprio.
Madeira encerada
Este tipo de moveis poderão ser limpos com palha-de-aço fina, utilizando cera um pouco mais escura do que o tom da madeira actual. Quando a cera escura for absorvida aplique uma cera mais clara.
Bambu ou verga
Móveis de Bambu ou verga poderão ser limpos com um pano húmido ou com um aspirador de pó que tenha um bocal mais pequeno para chegar aos recantos mais difíceis. Existem outros truques muito fáceis de aplicar para a conservação deste tipo de móveis. Por exemplo, uma vez por ano molhe este tipo de móveis com um vaporizador de plantas, ou aplique óleo de linhaça. Se quiser fazer uma limpeza mais rigorosa, utilize água e sabão com um pouco de amónia ou de sal e com a ajuda de uma escova pequena limpe nas zonas mais difíceis. Depois seque com cuidado. Poderá também fazer um tratamento anual com goma-laca.
Tecidos
Os móveis com revestimento de tecido acumulam muito pó e sujidade, mesmo que não seja muito visível.
Modo de limpeza: Aspire o pó e escove o móvel, sem esquecer qualquer recanto. Tente remover as nódoas o mais rapidamente possível, experimentando primeiro o produto a utilizar numa zona escondida do tecido.
Existem champôs especiais para os tecidos dos móveis, escovas próprias e aparelhos para a sua aplicação. Também pode fazer um preparado de limpeza caseiro: misture seis colheres de sopa de sabão em barra (raspado), meio litro de água a ferver e duas colheres de chá de amónia. Mexa bem, até obter uma espuma consistente, e aplique com uma escova dura até o tecido estar limpo. Em seguida, esfregue com um pano limpo bem torcido ou com uma esponja embebida em água e bem espremida para tirar os restos de sabão. Deixe secar bem os móveis antes de os utilizar de novo.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.