A qualidade da água num bebedouro é resultado de alguns cuidados. Por isso, para uma água de boa qualidade há que proceder a uma correta e cuidadosa manutenção de bebedouro.
Seguem-se algumas orientações úteis para realizar esta mesma manutenção de acordo com os procedimentos adequados.
Como elaborar a manutenção
Numa correta e devida manutenção de bebedouro, devem ser realizadas:
- esterilização, desinfeção e limpeza sem produtos químicos;
- substituição de mangueiras, torneiras, placas, termostatos;
- ajustes, substituição e limpeza de elementos filtrantes.
Todos estes trabalhos de manutenção de bebedouro devem ser executados por técnicos treinados e especializados, com luvas e máscaras de proteção.
Cuidados essenciais:
Em primeiro lugar, numa manutenção de bebedouro, este deve ser desligado e só depois se deve retirar a água. Na altura da higienização, deve ser introduzida uma solução microbicida (inodora, incolor e inofensiva) para que todo o sistema seja higienizado. Depois, a solução deve ser escoada e o bebedouro enxaguado.
A manutenção também depende do tipo de bebedouro, mas em regra as torneiras são retiradas (e substituídas, se necessário), sendo introduzido um aparelho específico nas serpentinas, para melhor remoção de sedimentos.
Seja qual o tipo de manutenção de bebedouro que tem pela frente, saiba que a Organização Mundial de Saúde, bem como os fabricantes, recomendam uma manutenção e higienização de bebedouros a cada seis meses para evitar contaminações da água.
A falta de manutenção pode provocar, tal como a falta de higienização, transtornos no aparelho digestivo, devido à formação de biofilme, ou seja, de paredes bacteriológicas. Estas formações contribuem para entupimentos e contaminações microbiológicas que alteram padrões da água, como o odor ou sabor.
Assim, aquando da manutenção deverá ser aplicada uma dosagem de um biocida biodegradável, além de serem limpas e desinfetadas todas as partes do mesmo.
É frequente que os materiais metálicos dissolvidos na água se depositem nas superfícies, a partir de reações com oxigénio dissolvido e outros oxidantes. Também pode ocorrer o depósito de carbonatos de cálcio em função do pH ou temperatura. Por tudo isto, especialmente no decorrer de eventos, os bebedouros devem ser verificados a cada duas horas, se não mesmo hora a hora, e ser limpos uma vez por dia.
Durante a manutenção de bebedouro, na limpeza deve ser verificado o fluxo de água e só depois aplicada a solução de desinfetante em spray sobre as superfícies interiores e exteriores do bocal, bem como da tampa de proteção. Deverá ser usado um pano limpo e húmido para o efeito.
A manutenção também deverá incluir a remoção de incrustações de cal. Primeiro deverá pulverizar descalcificante na taça e parte de trás do bebedouro. Depois, passe um pano limpo (e sem fios), embebido numa solução removedora de cal, diretamente na superfície afetada. Seque essa área com um outro pano limpo. Este procedimento não deve ser aplicado na parte interna do bebedouro.
Recentemente foi colocado no mercado um novo produto para a manutenção de bebedouro, um dispositivo que reveste a cabeça borbulhadora, protegendo-a, por fora, da exposição e contaminação da água. Quando o botão do bebedouro é pressionado, a pressão na linha de água força o escudo para cima, expondo a cabeça e limpando o fluxo de água.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.