Muito há para se dizer sobre a manutenção de chiller.
Ela deve basear-se num plano de manutenção preventiva e preditiva, auxiliadas de boas práticas.
Seguem-se algumas orientações para a adequada e correta manutenção de chiller.
Cuidados de manutenção
Em qualquer manutenção de chiller, a primeira coisa a fazer é observar o sistema. Depois, os testes de óleo poderão trazer um diagnóstico completo.
Uma eficaz manutenção irá incluir no diagnóstico, dizem os especialistas, uma análise de vibração, termografia vermelha e testes de barra de rotor. Estas são técnicas que ajudam a determinar a condição do chiller, a fim de prever a altura adequada para a manutenção.
Mas a verdade é que a manutenção de chiller à moda antiga, com planos de manutenção preventiva, pode trazer melhores resultados que toda a tecnologia existente. Permanece, ainda hoje, como sendo a chave para assegurar o melhor desempenho e eficiência do equipamento.
Análise ao óleo
Os especialistas mais experientes já concluíram que existe um teste que deve ser feito, no mínimo, uma vez por ano, mas idealmente duas vezes por ano: o teste de análise ao óleo.
A importância deste teste numa manutenção de chiller proporciona não só um ponto de referência, a partir do qual se inicia a monitorização do equipamente, mas também fornece dicas acerca das concretas condições internas da máquina.
De facto, a chave para uma devida manutenção de chiller começa exatamente na simples tarefa que é a observação. Assim, antes de qualquer procedimento ou trabalho de ajuste ou substituição, o técnico especializado deverá sempre observar e registar as condições de funcionamento do resfriador por alguns minutos antes de qualquer reparo. A única excepção é no caso do chiller estar desligado ou offline.
Práticas essenciais
Para quem não tem conhecimento muito especializado sobre a manutenção de chiller, existem cinco práticas ou elementos essenciais para uma correta manutenção.
- Em primeiro lugar, deverá ser mantido um registo diário de operação do equipamento. Os operadores de chillers devem documentar o desempenho da máquina, diariamente, com um registo exato e detalhado, comparando esta performance com o que foi projetado junto com os dados de início da operação.
- Depois deste registo, deverá ser feita uma análise ao óleo e refrigerante. Uma análise química pode ajudar na deteção de problemas de contaminação antes que estes se tornem realmente sérios e de custosa solução. Assim, esta análise funciona como um auxílio à manutenção. O óleo deverá ser trocado apenas se indicado pela análise.
- Em terceiro lugar, os tubos do evaporador e condensador deverão estar sempre limpos. O desempenho que se deseja da máquina é a eficiência da transferência de calor, que começa com esta limpeza.
- Depois, há que garantir que não existem vazamentos. As fugas num chiller podem resultar numa carga baixa de refrigerante e maiores perdas.
- Por último, mas não menos importante na manutenção de chiller, deve existir um tratamento adequado da água. A maioria dos chillers utiliza água para a transferência de calor, de modo que esta deve ser adequadamente tratada para que se impeça a corrosão.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Boa tarde !! tenho um chiller resun cl 1000p alguem sabe como fazer a manutençao?