Os dutos são construídos com chapas que recebem uma série de tratamentos anti-corrosão, devendo passar por inspeções frequentes.
Estas inspeções acabam por facilitar a manutenção de dutos, bem como os tornam mais eficazes para a saúde de todos.
Seguem-se algumas dicas de manutenção dos mais variados dutos.
Dicas de manutenção
Uma parte vital das nossas casas, e que é frequentemente esquecida, é o ar condicionado e dutos de aquecimento.
Um sistema de ar condicionado é composto por várias partes, sendo o coração do sistema o compressor, ventoinhas, aquecimento e serpentinas de arrafecimento. Aqui, os dutos transportam o ar quente ou frio para as diferentes áreas. Podem ser equiparados aos vasos sanguíneos do nosso corpo. Torna-se assim fundamental uma adequada manutenção dos mesmos.
Os filtros devem ser inspecionados mensalmente, dependendo da quantidade de poeira, pêlos de animais e outros detritos. Isto porque, com o tempo, os dutos podem ceder ou deteriorar-se. Os dutos também podem vazar ou mesmo rebentar.
Se isto acontecer é porque não está a ser feita uma devida manutenção e o ar, que deveria estar a ir para dentro de casa, está a ser desperdiçado, indo acabar por parar ao sótão, ficar nas paredes ou mesmo sob a casa.
Como fazer a manutenção
Para uma correta manutenção de dutos, estes devem ser verificados anualmente por um técnico especializado. Caso existam rachas, devem ser corrigidas com fita de alumínio e não fita adesiva. Também não deverão existir dobras ou qualquer coisa que possa impedir a circulação ou fluxo de ar.
O que muitas vezes acontece é que alguns trabalhadores da construção civil são descuidados sobre o local para onde jogam o lixo. Acredite, quando lhe disserem que todo o tipo de coisas já foram encontradas aquando da manutenção de novos dutos, em casas novas.
De qualquer forma, todos os dutos podem apanhar diversas coisas a partir do ar e seus arredores, mas um serviço de limpeza e manutenção profissional pode limpar corretamente a canalização com ar especial de alta pressão.
Remover mofo ou bolor
De facto, uma das principais preocupações de saúde associadas com as canalizações e dutos é o mofo ou bolor. Em qualquer lugar é possível encontrar humidade nos dutos, daí também ser importante uma frequente e devida manutenção. Uma vez que muitos são alérgicos ao bolor, todo ele deve ser removido dos dutos. Além disso, aquando da manutenção de dutos, a fonte de humidade deve ser identificada e eliminada.
O maior problema é que algumas vezes a maior parte do bolor ou sujidade não é visível ou de difícil identificação. O melhor que tem a fazer é recolher uma amostra da substância, num pedaço de fita adesiva transparente, e enviá-la para um laboratório para análise.
Se, de facto, se identificar como sendo bolor, este terá de ser removido de todas as superfícies duras do duto por um técnico. Não faça nada que possa afetar a manutenção de dutos. Ao manter os dutos limpos, estará a economizar na conta da eletricidade, além de preservar a saúde de toda a família.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.