Sabe o que esteve na origem da criação de panelas de pressão? Um problema de Física: como seria possível cozinhar alimentos de um modo mais rápido, se a água, em ambiente aberto e perto do mar, permanece a 100ºC depois de ferver?
Claro que a resposta chegou com Denis Papin, no século XVII, um físico francês. E com a sua resposta, também acabaria por chegar a questão de como proceder a uma boa manutenção de panelas de pressão.
A diferença de uma panela de pressão para as panelas normais reside no facto de funcionar hermeticamente fechada. Com o vedar da tampa com um anel de borracha para evitar a saída de ar, a pressão interna na panela aumenta e, por consequência, a água atinge 120ºC em vez de apenas 100ºC.
De qualquer forma, e seja em que século fôr, proceder com uma manutenção de panelas de pressão é sempre importante para prolongar a sua vida útil.
Como utensílio de cozinha que é, deverá assim que adquirir uma panela de pressão, ler as instruções do fabricante, isto porque existem procedimentos a respeitar perante modelos e tamanhos diferentes. Assim, consoante o tamanho e modelo, também a manutenção de panelas de pressão pode ser diferente.
Dicas para manter a panela de pressão em bom estado de funcionamento
O primeiro passo é apenas adquirir uma panela de pressão que seja certificada por institutos competentes e com selo de garantia.
Caso mude de casa e a panela de pressão fique com alguma mossa, não a deverá usar, nem mesmo se for o anel de borracha a estar afetado de alguma forma, pois sem ele, não irá haver a pressão que caracteriza este tipo de panelas.
Para uma melhor manutenção de panelas de pressão, deverá ser retirado o anel de borracha da panela para ser lavado e seco, isto depois de cada utilização, para evitar que ele se cole à tampa da panela e, assim, acumular resíduos. Este anel deverá ser substituído a cada três meses ou por indicações do fabricante.
Também as válvulas de pressão devem ser alvo de cuidados na manutenção de panelas de pressão, para evitar entupimentos. Podem ser trocadas, mas deverá pedir assistência técnica para que lhe seja indicada qual a melhor opção de substituição.
Na utilização da panela de pressão, deverão ser utilizados água e alimentos no máximo na proporção de 2/3 do volume interno da panela. Isto porque o deixar espaço para a formação de vapor é importante, para que os alimentos cozinhem devidamente e para evitar entupimentos.
De qualquer forma, e mesmo por mais básica que seja a manutenção de panelas de pressão, hoje em dia elas são muito mais seguras, vindo com mecanismos mais eficazes e seguros.
Após cada utilização da panela, deverá limpá-la cuidadosamente, assim como à tampa, para que saiam todos os resíduos e não se forme corrosão nem se dê espaço para humidade.
Lembre-se que em qualquer etapa da manutenção de panelas de pressão deverá ser evitado o uso de esponjas de palha-de-aço. Para remover manchas ou resíduos utilize água e detergente com uma esponja macia, de plástico.
Algo que talvez nunca se tenha lembrado quando procede à manutenção de panelas de pressão é que estas deverão ser guardadas entreabertas para que o ar circule e, assim, evitar odores menos agradáveis.
Convém, também, ir verificando as condições em que a panela e seus componentes se encontram. Tenha anéis de borracha à mão para quando isto se tornar uma necessidade. Deverá substituir a borracha imediatamente com os primeiros sinais de rachas.
E vocé sabe mais alguma dica para fazer a manutenção de panelas de pressão, de modo a aumentar a sua vida útil, assim como a sua segurança? Partilhe as suas dicas para uma boa manutenção de panelas de pressão.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
A matéria é muito importante, acredito ter ajudado muita gente.porém, deveria ir logo aos principais defeitos, geralmente provocado por queda.