Menu

Manutenção de termoacumulador

  • on 25 de junho de 2013
  • Likes!

Quando adquirir um termoacumulador, tenha em mente que o tamanho correto deverá ser consoante as suas necessidades de água quente. De notar, também, que quanto maior, menos fácil será a manutenção de termoacumulador.

Isto porque um termoacumulador demasiado grande irá ter um desempenho energético mais baixo que o necessário com perdas de calor superiores.

Confira algumas dicas para manutenção de termoacumulador, já de seguida.

Dicas de manutenção

termoacumulador2O primeiro passo para uma correta utilização e manutenção de termoacumulador é colocá-lo num local quente e próximo da cozinha ou casa-de-banho, para que também minimize o comprimento da canalização necessária e, assim, também minimize as perdas de calor.

Outro fator a ter em conta para uma correta manutenção é reduzir a temperatura de funcionamento do equipamento, pois quanto mais elevada for a temperatura, maiores serão as perdas de calor e, assim, maior será o consumo elétrico. O termoestato deve estar regulado para 55ºC (e não menos) para evitar o desenvolvimento de bactérias.

Caso faça utilizações espaçadas do termoacumulador, é recomendada a instalação de um temporizador, para que o termoacumulador apenas esteja ligado durante algumas horas antes do uso da água quente e desligue logo após o consumo de água quente. Também poderá instalar uma manta isoladora, para minimizar as perdas de energia.

Termoacumulador em residências

Nas residências são usados , em regra, cilindros de 50, 80 e 100 litros, consoante o número de habitantes e do tempo do banho. Quando os banhos são consecutivos é aconselhado o uso de termoacumuladores de aquecimento rápido.

Também o isolamento do depósito é parte importante de uma devida manutenção de termoacumulador, isto porque tem impacto no rendimento térmico. Deverá impedir que o calor da água quente se perca para a atmosfera que envolve o termoacumulador.

O isolamento pode ser feito em lã de rocha, esferovite, cortiça ou poliuretano injectado, sendo que este último envolve o depósito de cobre para reter o calor.

Cuidados especiais

Caso esteja a ponderar proceder a uma manutenção de termoacumulador, deverá verificar a existência de humidade, pois se existir poderá ser por uma fuga de água, pelo que deverá de imediato desligar o aparelho, seguido de um pedido de manutenção urgente por um técnico.

A manutenção deve ser feita de dois em dois anos, com a substituição da válvula de segurança. Poderá, também, fazer uma limpeza do depósito a cada cinco anos.

Uma manutenção de termoacumulador levada a cabo pelo próprio utilizador deve ser feita de seis em seis meses e deverá incluir:

  • verificação do correto funcionamento do esquentador e termoacumulador de água a gás, bem como da evacuação de gases queimados para o exterior, além da devida ventilação;
  • num termoacumulador eléctrico, verifique se existem fugas, condensações ou zonas de corrosão, além dos elementos de ligação, regulação e controlo do equipamento.

Uma verificação que deve se feita ,pelo menos anualmente, e irá contribuir para uma boa manutenção de termoacumulador é a verificação dos valores limite mínimos e máximos de pressão, bem como da própria válvula de segurança do gás, além dos restantes circuitos hidráulicos. Assim, se o seu termoacumulador for eléctrico, a temperatura de saída da água não deverá ultrapassar os 65ºC.

Categorias do artigo:
Manutenção

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *