Para quem sempre teve curiosidade em saber como fazer havaianas personalizadas, continue a ler o nosso artigo e aprenda como conseguir fazê-lo com licra.
Segue-se o passo a passo, orientações básicas e lista de materiais para levar a cabo a tarefa.
Experimente!
Passo a passo
Vai precisar de:
- retalhos de licra (30 x 30 cm)
- termolina (impermeabilizante de tecidos)
- cola de tecido
- lixa
- agulha e linha
- um tecido à sua escolha
(Pode fazer a sua própria termolina: uma medida de cola branca, meia medida de água e ¼ da medida de álcool).
Comece por retirar as alças da base das havaianas e lixar a superfície do chinelo para ficar um pouco porosa. Com a sola da base virada para cima, faça o molde no tecido, usando um lápis de ponta macia. Com um pincel, passe a termolina na parte direita do tecido e deixe secar.
Corte de acordo com o risco e passe termolina no lado direito do tecido também e deixe secar e só depois é que deverá passar uma camada de cola na base, aguardando por uma pré-secagem. Passe, de novo, uma camada mais espessa de cola, mas que deverá dar para humedecer o tecido. Coloque o tecido na base mas sem apertar muito para que a cola não escorra.
Este passo a passo de havaianas personalizadas pode parecer complicado mas não é. Veja. Agora deverá cortar quatro tiras de 3,5 cm x 15 cm do tecido que irá usar nas tiras da havaiana. De notar que estas medidas apenas servem para tecido de licra, pois ele estica.
Depois, feche no sentido do comprimento com uma dobra de 0,5 cm numa das pontas, para facilitar o acabamento. Em seguida, com a ajuda de uma pinça ou mesmo de um alicate de pontas longas, deixe a ponta com a dobra para a frente, sendo que deverá forrar as tiras da havaiana.
De facto, há quem vire as tiras para o lado direito, apenas até metade, para facilitar a recolocação delas. Comece a unir as tiras de tecido na direção da costura, que é a ponta que tem a dobra de 0,5 cm. Aproveite para usar o ponto invisível para ficar mais bonito. Depois, com uma agulha grossa e quatro fios de linha, passe pelo tecido, tira da havaiana e tecido. Dê algumas voltas em torno da tira e faça o remate.
Coloque um pouco de termolina na direção dos furos da base da havaiana e deixe secar. Abra os furos com uma tesoura, por exemplo, e dê um cortezinho para furar e aguarde pela secagem total da cola (que deverá constar na embalagem).
Este tempo de secagem é importante e fulcral.
Por esta altura, e seguindo como deve ser este passo a passo de havaianas personalizadas, terá a sua obra quase pronta.
Pré-aqueça o ferro de engomar na temperatura de algodão. Proteja a base da sandália com um pano para não sujar o ferro e coloque-o em cima da base cerca de cinco a seis segundos, para que a cola fixe mais. Agora basta deixar arrefecer para montar as suas havaianas de novo.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.