O antúrio é uma planta com origem na América Latina, com o nome científico Anthurium andraeanum, mas que também é bastante conhecida como Língua do diabo.
É uma planta que com alguns cuidados essenciais pode ter flor durante todo o ano e que tem uma caraterística muito curiosa que algumas pessoas desconhecem. Na realidade, a flor do antúrio não é a parte vermelha da planta, mas sim os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta. A parte vermelha mais não é que uma folha modificada, usada para chamar a atenção dos insetos polinizadores.
Saiba agora quais os cuidados essenciais que deverá ter para plantar e cuidar de antúrios me vaso ou no jardim.
Cuidados essenciais
Esta é uma planta de cultivo fácil, que é também muito resistente e exige poucos cuidados para se manter sempre bonita e florida. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol direto, que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).
- Luminosidade – O antúrio é uma planta que aprecia bastante luminosidade. Por isso, deve ser plantado ou mantido em vaso num local soalheiro e com boa iluminação. Contudo, esta luz que recebe diariamente não deve ser direta, pois existe o risco das suas delicadas folhas e flores ficarem queimadas ou irremediavelmente secas. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra.
- Temperatura ideal – São plantas que precisam de uma temperatura bastante estável, pois não se dão bem com oscilações demasiado extremas. Sendo uma planta originária da América Latina prefere temperaturas entra os 18º e os 20ºC. Contudo, consegue tolerar mínimas de 15ºC e máximas de 29ºC, mas sempre com humidade elevada. Os antúrios devem também estar sempre em zonas bem ventiladas, mas nos dias de maior frio ou geadas não devem ficar expostos. Eventualmente cubra a planta em noites muito frias com um saco plástico, pano ou palha, especialmente no caso de estar plantada num jardim.
- Regas – Aconselhamos que faça regas abundantes, pelo menos uma vez por semana no inverno e três vezes por semana nos dias mais quentes do verão. No entanto, evite sempre deixar água no prato (no caso de estar num vaso). Pode também pulverizar a planta com água nas horas mais quentes do dia, imitando o clima húmido da sua origem.
- Adubação – Deve pôr adubo uma vez em cada 15 dias, durante a primavera e o verão, juntando à água um fertilizante líquido especial para plantas de interior com flor.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Informaçõe Muito importantes para os amantes de plantas e flores, como eu!
amei as dicas pois comprei um antulio e queria apreender como cuidar.