Quando as condições no seu jardim não são favoráveis para cultivar flores e plantas de jardim directamente na terra, pode optar por cultivar as suas plantas em vasos. Este método pode ser facilmente aplicado em jardim sombrios. Escolha vasos decorativos e vasos com pé alto se as flores a cultivar tiverem tendência a cair…
A arte de ter plantas de jardim em vasos
A arte de possuir plantas de jardim em vasos é muito antiga e muito comum em varandas e áreas com pavimento. No entanto esta prática também pode ser adaptada para jardins, especialmente se estes forem jardins sombrios. Se o seu jardim possuir muita sombra pode então optar por ornamenta-lo com vasos de flores com cores alegres. As plantas com várias misturas de flores também são uma boa escolha. Pode comprar vasos decorativos que por si só embelezam qualquer jardim, só pelo seu formato e design. Se as plantas de jardim tiverem tendência a cair, escolha vasos com pé alto de modo a que estas possam ter espaço para crescerem e cair formando uma cortina de flores. O sucesso da cultura de plantas em vasos, assim como com toda a jardinagem, está muito dependente da atenção e observação dos pormenores de cada planta.
As plantas anuais são ideais para cultivar em vasos. Estes podem ser usados sozinhos ou em grupos. Podem também ser combinados com plantas internas que no Verão podem ser postas no exterior ou espalhadas entre arbustos. As plantas de exterior em vasos podem ser penduradas em cercas, em galhos baixos de árvore ou trilhos de varandas. Para que as plantas de jardim cresçam de forma saudável em vasos, ter uma boa drenagem é muito importante. Os furos para a drenagem da água devem ser cobertos com cascalho de cerâmica, tela fina ou até um filtro de café. Pode também acrescentar uma camada de pedras pequenas, perlita ou areia grossa antes de colocar a terra.
Tipos de plantas de jardim que ficam bem em vasos:
– Summer wave blue wishbone flower
– Gold Mound Duranta
– Sterling dieffenbachia
– blue yonder plectranthus
– coco loco coleus
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Gostaria de ter a Vossa opinião sobre técnicas / produtos a utilizar para limpeza e hidratação de sofás em couro.
Muito Obrigado!
Cumprimentos e a consideração de
Rui Garrido
Excelentes dicas, me ajudam muito.
Gosto muito de plantas e pretendo usar essa dicas!