A erva-pinheira ou cavalinha é uma planta medicinal que está incluída na secção de plantas de jardim. Este texto contém algumas informações úteis sobre as suas características e propriedades terapêuticas bem como alguns conselhos de crescimento…
Plantas de jardim -Erva-pinheira/Cavalinha
Nome cientifico: Sedum A “Erva Pinheira”, também é conhecida por “Cavalinha” ou “Pinheiro baboso”. Existe em Portugal, Espanha e Marrocos, vivendo em sítios secos e arenosos, charnecas e pinhais.
As variedades rastejantes de erva-pinheira, são plantadas em jardins de pedras com frequência, ou metidas em muros de pedra. Erva-pinheira mais espessa, é favorita em canteiros e bordas. As suas folhas são compridas, variando o seu tamanho entre os 10 e os 30cm de comprimento. A sua flor aparece na primavera e dura poucos dias.
Suas propriedades adstringentes e diuréticas, auxiliam no tratamento da gonorreia, diarreias, infecções de rins e bexiga, estimulam a consolidação de fracturas ósseas, agem sobre as fibras elásticas das artérias, actuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas, sendo indicada ainda para o combate de hemorragias ou cãibras, úlceras gástricas e anemias.
É usada também como hidratante profundo, ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne.
Conselhos de crescimento: Plante com distâncias de 6 polegadas a 6 pés umas das outras em terra bem drenada; divida a cada 3º ou 4º ano.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Gostaria de saber o que é bom, para passar em lage vazando. Obeigada. Abraços. Lúcia.
Já começo a ficar com dúvidas sobre a erva-pinheira. Ora aparece em estilete vertical, ora em planta de jardim também conhecida por chorão, e que na sua floração há nas cores azul, branca e amarela.
Em conselhos de crescimento: de 6″ a 6’umas das outras, ou seja de 15cm a 1,80m, parece um pouco contraditório. Na questão medicinal, este blog tem muito interesse.