Menu

Plantas de jardim-Erva-pinheira

  • on 19 de abril de 2010
  • Likes!

A erva-pinheira ou cavalinha é uma planta medicinal que está incluída na secção de plantas de jardim. Este texto contém algumas informações úteis sobre as suas características e propriedades terapêuticas bem como alguns conselhos de crescimento…

Plantas de jardim -Erva-pinheira/Cavalinha 

Nome cientifico: Sedum A “Erva Pinheira”, também é conhecida por “Cavalinha” ou “Pinheiro baboso”. Existe em Portugal, Espanha e Marrocos, vivendo em sítios secos e arenosos, charnecas e pinhais.    

As variedades rastejantes de erva-pinheira, são plantadas em jardins de pedras com frequência, ou metidas em muros de pedra. Erva-pinheira mais espessa, é favorita em canteiros e bordas. As suas folhas são compridas, variando o seu tamanho entre os 10 e os 30cm de comprimento. A sua flor aparece na primavera e dura poucos dias.   

Suas propriedades adstringentes e diuréticas, auxiliam no tratamento da gonorreia, diarreias, infecções de rins e bexiga, estimulam a consolidação de fracturas ósseas, agem sobre as fibras elásticas das artérias, actuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas, sendo indicada ainda para o combate de hemorragias ou cãibras, úlceras gástricas e anemias.  

É usada também como hidratante profundo, ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne.  

Conselhos de crescimento: Plante com distâncias de 6 polegadas a 6 pés umas das outras em terra bem drenada; divida a cada 3º ou 4º ano.    

 sedum  

     


  • Gostaria de saber o que é bom, para passar em lage vazando. Obeigada. Abraços. Lúcia.

    lucia 11 de novembro de 2010 13:58 Responder
  • Já começo a ficar com dúvidas sobre a erva-pinheira. Ora aparece em estilete vertical, ora em planta de jardim também conhecida por chorão, e que na sua floração há nas cores azul, branca e amarela.
    Em conselhos de crescimento: de 6″ a 6’umas das outras, ou seja de 15cm a 1,80m, parece um pouco contraditório. Na questão medicinal, este blog tem muito interesse.

    Orlando Costa 15 de junho de 2014 14:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *