Menu

PONTOS DE TAPEÇARIA – Como fazer o nó francês

  • on 27 de dezembro de 2013
  • Likes!

Os bordados em tapeçaria, não apenas decoram a nossa casa de uma forma original, mas também costumam funcionar para muitas pessoas como fonte de rendimento ou mesmo como uma terapia ocupacional, sendo algo que já chega a ser indicado pelos próprios médicos, uma vez que nos ocupa a cabeça, servindo para relaxar, já para não falar no facto de que faz-nos muito bem ter mente e corpo a trabalharem em conjunto.

Assim, nos pontos de tapeçaria, saber como fazer o nó francês é sempre bom. Estes nós vão dar textura e dimensão a um bordado ou tapeçaria. Eles são principalmente usados em detalhes como centros de flores, olhos, pêlos de animais ou mesmo lã. Também há quem o chame de ponto “nó enrolado”, “nó torcido” e ponto francês em diferentes padrões de tapeçaria.

Segue-se um guia de como fazer o nó francês.

Nó francês

Fazer o nó francês começa com uma linha ou fitas de cetim para bordados. Há que ler as instruções uma ou mesmo duas vezes antes de tentar fazer um nó francês no seu bordado para que você possa entender melhor como deve ser feito.

Assim, deverá começar por subir relativamente ao ponto de onde entra a agulha e dar uma volta de linha em torno da agulha. Depois, segure a linha com firmeza e desça no mesmo furo.

Em seguida, deverá colocar o pano a ser bordado no aro, numa superfície de trabalho ou no seu colo. O importante é segurar a agulha com a linha na mão direita. De seguida, segure o fio de bordado firmemente com a mão esquerda, pouco acima da superfície do tecido na área onde o último ponto foi dado. Agora, segure a agulha contra a ponta do fio tenso.

Nesta fase de aprender como fazer o nó francês, há que manter o fio tenso enquanto o enrola à volta da agulha, uma ou duas vezes, com a mão esquerda. A segunda volta vai adicionar altura bem como dimensão ao nó. O que não deverá fazer é mover a mão direita ou a agulha, usando apenas a mão esquerda nesta parte.

Assim, mantenha o fio tenso com a mão esquerda. Com a mão direita, coloque a ponta da agulha no tecido ao lado do último ponto que fez. O que não deverá fazer é colocar a agulha no mesmo furo do último ponto se não vai desfazê-lo. Puxe para baixo o fio tenso com a mão esquerda para empurrar a parte do fio enrolado na agulha em direção ao pano. Com suavidade, passe agora a agulha pelo tecido para posicionar o nó contra ele. Termine de puxar a agulha para abaixo com a mão direita. A agulha também poderá ser passada através do tecido numa linha horizontal para sair na parte onde deverá ser feito o ponto seguinte. O resultado deverá ser um pequeno nó em cima do tecido.

Assim, vai ficar logo a saber como fazer o nó francês e dedicar-se a melhorar a sua técnica para os seus bordados ou mesmo para vender e fazer para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *