O MDF é um material muito utilizado para fazer peças de decoração ou peças úteis para serem utilizadas no dia a dia.
É uma placa de fibra de madeira com média resistência que é utilizada para fabricação de móveis, objetos de decoração, construção, stands, caixas de som, maquetes, etc.
O MDF pode ser pintado ou até mesmo laqueado, pode ser cortado, entalhado, lixado, moldado, perfurado, colado, parafusado ou até mesmo pregado. Sempre garante um bom acabamento, mesmo quando é trabalhado de forma manual.
É um material considerado ecologicamente correto e acaba ganhando uma barreira, o que evita que seja atacado por insetos perfuradores que estragam a madeira. Esse material é ideal para fazer artesanato e podemos encontrar diversas peças de MDF já cortadas, coladas e modeladas a venda em lojas de artesanato prontas para serem pintadas e decoradas.
É uma ótima alternativa para decoração dos ambientes como de escritórios ou de quartos infantis. Várias peças podem ser feitas com o MDF, como os porta-retratos, porta-lápis, porta-joias, porta-treco, etc.
Uma boa opção de artesanato para incrementar a escrivaninha das crianças é o porta-lápis de cor. Essa peça é diferente do porta-lápis comum, pois o porta-lápis de cor vem com os furinhos individuais para colocar todos os doze lápis. Com os furinhos fica mais fácil visualizar as cores dos lápis pois ficam todos separados e bem organizados facilitando a diversão da criança.
Poderá encontrar diversos modelos de porta-lápis de cor para que escolha o modelo que mais agradará a criança. Achará as peças já montadas e modeladas em lojas específicas e o mais interessante é que não possuem preços elevados, desta forma podemos dizer que as peças em MDF estão disponíveis não apenas para artesão mas para qualquer um que deseja fazer um artesanato com o MDF.
Existem modelos de porta-lápis de cor que imitam banco de praça onde cada lápis de cor encaixado nos furos é um pedaço do banco e se o porta-lápis de cor for de uma menina a criança pode usar a imaginação, poderá decorar a escrivaninha com uma boneca de pano sentada no banco quando não estiver usando os lápis. Também existe o modelo de carrinho e de casinha, mas todos possuem as perfurações para cada lápis.
Como decorar um porta-lápis de cor em MDF
Precisará de tinta da cor que desejar para pintar toda a peça de MDF, tintas PVA das cores que desejar, tinta com glitter para dar um charme maior a peça, verniz e pincel. Se estiver decorando sua primeira peça em MDF, poderá buscar modelos de decoração na internet para se inspirar e facilitar o trabalho.
- Pinte toda a peça com a tinta da cor escolhida e deixe secar. Possivelmente terá que dar mais de uma demão para que não tenha falhas;
- Depois de seco poderá decorar do jeito que desejar e espere secar por 24 horas. Para desenhar na peça, faça um esboço antes com o lápis para que não erre;
- Passe uma demão de verniz e se precisar passar mais verniz, espere secar um pouco antes de passar uma nova demão. Depois é só esperar secar por 12 horas e a peça estará pronta.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.