O verão e temperaturas agradáveis são sempre a ocasião perfeita para poder dar as suas pequenas festas ou receber os seus amigos e familiares em grande estilo.
Por isso, porque não aproveitar os quentes dias desta estação para receber com estilo e muita sofisticação num jantar alegre e delicioso?
Como sabemos, uma parte importante de bem receber é a decoração do espaço, sendo que no caso das refeições, a decoração adequada da mesa é de extrema importância.
Sugerimos que opte, por exemplo, por decorar a mesa com pratos entalhados em vidro com pequenos mosaicos de vidro e gravações etéreas. Os entalhes de vidro funcionam como marcadores para um serviço de jantar.
Segue-se o passo a passo para fazer pratos de vidro decorados.
Passo a passo
O que vai precisar:
- • Dremel® Engraver com Ponta de gravar diamantada 9929
- • Dremel® VersaFlame™
- • Mosaicos de vidro 20 x 10 mm
- • Fita adesiva de folha de cobre com 3/16”
- • Solda com fluxo
- • Cola de vidro
- • Pratos entalhados de vidro
Como fazer:
Aconselhamos que opte por escolher pratos cujo bordo esteja bem definido. Se criar uma borda decorativa pelo contorno exterior do rebordo, os motivos decorados ficarão à vista quando se utiliza o entalhe. Pode também aplicar alguns pequenos mosaicos de vidro coloridos numa fila, gravando posteriormente (se assim o desejar) a decoração no rebordo.
Passo 1
Para decorar um prato entalhado com o diâmetro aproximado de 30 centímetros, comece por aplicar a fita adesiva de cobre em torno do rebordo de cerca de quarenta mosaicos com 20 x 10 mm. De seguida, coloque duas tiras de fita de cobre à volta do rebordo do prato. Deverá deixar um espaço de 20 mm entre cada tira (como se poderá ver na imagem abaixo. Com uma faca ou uma colher tente alisar a fita para que fique bem fixa. Depois é altura de aplicar os mosaicos em volta de todo o prato. Os mosaicos devem ser colocados entre as fitas, tocando as extremidades superiores e inferiores das mesmas. O espaçamento entre os mesmo é feito conforme o seu gosto. Coloque o prato ao sol para secar a cola.
Passo 2
Com recurso ao Versaflame e bico de soldar, solde cada mosaico ao prato. A soldadura deverá ser feita em volta de cada mosaico e duas vezes em torno de cada friso, de modo a cobrir a fita de cobre. Este processo é simples, confira a imagem abaixo.
Se precisar de alisar a solda, sugerimos que utilize uma chama pequena na zona irregular. Contudo, evite sobreaquecer a solda ou vidro.
Passo 3
Com a ajuda da Dremel Engraver grave linhas entre os mosaicos (como mostra a imagem abaixo). A gravação deve ser feita dentro dos rebordos. Outra sugestão é optar por gravar no rebordo do prato por baixo do friso dos mosaicos criando os seus próprios motivos.
Como vê, é muito simples elaborar pratos de vidro decorados. Experimente!

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.