Os pratos grelhados são indispensáveis para cozinhar uma refeição saudável e saborosa, conseguindo manter todas as propriedades dos alimentos a grelhar. Aqui estão algumas dicas de como fazer um peixe grelhado, carne grelhada e frango grelhado…
Como cozinhar de uma forma saudável e rápida
Material indispensável para fazer pratos grelhados
O grelhado é um método de cozedura rápido. É indispensável uma grelha: desde a velha grelha de ferro aos grelhadores de infravermelhos. A fonte de calor pode ser eléctrica ou a lenha, carvão ou gás. A distância que separa o fogo do alimento é muito importante; deve variar na razão directa da espessura do mesmo para que o grelhado de um alimento espesso se processe lentamente, proporcionando uma cozedura perfeita.
Frango grelhado
Os frangos e pintainhos são excelentes para grelhar. Podem grelhar-se inteiros no espeto ou espalmados sobre as brasas, pincelados com uma gordura mais ou menos temperada. A fonte de calor é extremamente importante, de tal modo que o sabor de um frango grelhado num lume de podas de vinha (vides) ou de madeiras e ervas aromáticas é completamente diferente do de um frango grelhado numa vulgar chapa de ferro ou num grelhador de infravermelhos. Em princípio, um frango pequeno grelha na chapa ou numa grelha incandescente em 20-50 minutos. Num grelhador rotativo, são necessários 30 minutos por cada 500 g de ave.
Peixe grelhado
Podem grelhar-se quase todos os peixes de tamanho médio, redondos ou chatos, em postas ou filetes. Devem fazer-se algumas incisões de ambos os lados nos peixes que ultrapassem 150 g. Depois do peixe arranjado, pincela-se com uma gordura líquida à qual se adicionou sumo de limão, tempera-se e, eventualmente, pode polvilhar-se com ervas (tomilho, cerefólio, alecrim, etc). Os peixes gordos (sardinha, por exemplo), que se colocam directamente na grelha apenas temperados com sal, não necessitam deste tempero prévio. A grelha deve estar incandescente, e a fonte de calor, moderada e constante. Cerca de 4-5 minutos será o tempo aconselhável para filetes e 10-15 minutos para postas e peixes inteiros. Deve virar o peixe cuidadosamente para evitar que ele se desmanche, pelo que se utiliza uma espátula de metal. Serve-se habitualmente com uma manteiga trabalhada ou regado com uma gordura derretida temperada com sumo de limão.
Carne grelhada
As peças a grelhar devem ser de primeira qualidade e de pequenas dimensões. Enquanto está a grelhar operam-se duas transformações rápidas: a coagulação e a caramelização da superfície, que impedem os sucos de saírem do interior das peças, mantendo-as, portanto, suculentas. Esta a razão por que o grelhado conserva todos os princípios nutritivos dos alimentos, tornando-os muito digestivos. O alimento untado com uma gordura líquida deve ser colocado sobre a grelha já incandescente. Deixa-se cozer de um dos lados e vira-se cuidadosamente quando começarem a aparecer à superfície umas gotas de sangue. Deixa-se cozer do outro lado e, depois de grelhado, tempera-se com sal. Serve-se imediatamente com um molho ou uma manteiga trabalhada.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
como fazer pátina em móveis?