Acabamento de piso
Todos os pisos necessitam de um acabamento. As impermeabilizações não podem ficar expostas ao sol, às intempéries e ao mau trato.
Existem quatro categorias básicas de pisos:
a) transitáveis;
b) de trânsito ocasional, para limpeza e manutenção;
c) não transitáveis;
d) de pátios de estacionamento.
TRANSITÁVEIS
Nesta categoria estão incluídos todos os pisos de cimentados e materiais nobres (cerâmica, pedras, etc.)
Todos esses pisos são rígidos e precisam ser executados com juntas de dilatação.
Os pisos de cimentado são tradicionalmente feitos em forma de placas de 0,60m x 0,60m, com juntas de l,0cm entre elas, enchidas com mastique de asfalto e areia, sendo a espessura mínima das placas de 2,5cm.
É quase generalizada a prática errônea de fazer-se pisos nobres em grandes panos, sem juntas. Como conseqüência o piso começa a levantar-se e as muretas do parapeito são empurradas para fora, estourando o revestimento da fachada.
As cerâmicas são especialmente suscetíveis à dilatação, enquanto que a pedra São Tomé comporta-se melhor sob esse aspecto.
Seja qual for o material, é necessária uma junta de dilatação enchida previamente com mastique JUNTER F em todo o contorno e os panos não devem ser maiores do que 5m, em qualquer direção.
Além disso, é sempre necessário colocar uma camada de argamassa de proteção diretamente sobre a impermeabilização, antes de se executar a pavimentação final.
De trânsito ocasional
Nesta categoria estão incluídos os pisos asfálticos, os recobrimentos com seixos rolados e os revestimentos com lâminas de alumínio gofrado (com desenho tipo casca de laranja em relevo).
O piso asfáltico é o mais econômico desta categoria. É constituído por uma aglomeração de seixos rolados e emulsão asfáltica. A espessura mínima é de 2cm. Por se manter sempre plástico, dispensa juntas de dilatação.
Normalmente de cor preta, pode ser revestido com tinta vinil – acrílica ou pintado com tinta asfáltica pigmentada de alumínio. O acabamento com a manta de alumínio gofrado é uma solução quando o cálculo estrutural não admite acréscimo de peso. O caimento mínimo para este acabamento é de 5%, pois a água nunca deve ficar empoçada sobre o alumínio. Outra vantagem para o uso desse acabamento é o seu efeito decorativo. O alumínio pode ser pintado, caso sua aparência metálica não agrade.
Não transitáveis
É o caso das abóbadas e coberturas muito inclinadas onde o acabamento feito com manta asfáltica, protegida com alumínio, oferece a solução ideal, proporcionando impermeabilização e acabamento a um só tempo.
De pátios de estacionamento
Nos pisos de pátios de estacionamento é necessário que as placas não se desloquem pelo efeito de freada ou aceleração dos veículos, Geralmente a solução indicada é a construção de placas de concreto armado. Para veículos relativamente pesados (até 5.000kg) as placas devem ter 10cm de espessura, armadas com malha de ferro de 1/4″ e medir 3m x 3m, o que lhes confere um peso de 2.550 kg.
Para veículos leves, as placas podem ser de 6cm de espessura, armadas com malha de ferro de 3/16″, e medir 2m x 2m. Para caminhões muito pesados as 16
placas precisam ser proporcionalmente mais armadas e, conseqüentemente, mais pesadas.
Também neste caso é necessário colocar uma camada de argamassa de proteção diretamente sobre a impermeabilização e executar a pavimentação sobre esta.
Caixas d’água
As caixas d’água são impermeabilizadas com mantas asfálticas, de forma eficiente e duradoura. Os detalhes que, precisam de especial atenção são referentes às instalações hidráulicas, assunto tratado no capítulo “Preparação da Obra para Receber Impermeabilização”, item 3. Frisamos que as caixas d’água estão sujeitas a trincas e rachaduras, e nelas as impermeabilizações rígidas não são adequadas.
Piscinas
Para as instalações hidráulicas de piscinas são válidas as mesmas recomendações mencionadas no item anterior, Há porém uma diferença fundamental a ser considerada, que se resume no seguinte:
Numa caixa d’água os tubos podem projetar-se para dentro da caixa sem causar problemas; já numa piscina isto não é admissível, pois os tubos – não podem ficar salientes. O projeto precisa então prever uma forma construtiva que deixe os tubos em condição de serem envolvidos pelas mantas sem adentrar na piscina.
É sempre necessário mostrar no projeto a maneira de arrematar as mantas asfálticas junto aos tubos, “skimmers” aos holofotes. Os desenhos seguintes mostram duas possíveis soluções para a execução da impermeabilização dos nichos dos holofotes.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Gostaria de informações sobre como colocar e fazer os cortes dos alisar de portas e janelas de madeira…
obrigado