Se o mobiliário do seu jardim já passou de moda, precisa de uma nova cara ou simplesmente não lhe agrada mais, então talvez tenha chegado a hora de meter mãos à obra e reciclá-lo com uma boa dose de tinta.
Pode manter-se fiel à cor original, mas nada o impede de dar aquele toque de maior originalidade com as cores que estão mais em voga nessa estação. Ao escolher a tinta, considere também as cores presentes no espaço em redor e observe o efeito da cor ao ar livre. Procure por inspiração à sua volta e com pouco dinheiro renove os móveis do seu jardim.
Seguem-se algumas dicas para facilitar e orientar o processo de reciclagem de cadeiras e mesas de jardim:
O que vai precisar:
- luvas de proteção
- primário aparelho
- um pincel
- diluente
- um raspador de tinta
- uma escova de nylon
- uma esponja
- lixa
- tinta para exterior
Etapas do processo:
- Antes de iniciar o processo de pintura e reciclagem das cadeiras e mesa do jardim, é necessário que tenha algum cuidado com a preparação de todos os materiais a usar e da respetiva área de trabalho. Lembre-se sempre que a preparação dos móveis que vai reciclar deverá, de preferência, realizar-se num sítio bem arejado da casa ou até no exterior. Coloque perto da área de trabalho todos os materiais que vai utilizar durante o processo, de forma a que fiquem bem à mão e não perca tempo desnecessário à sua procura.
- De seguida, calce umas luvas protetoras. Muitos dos materiais que vai utilizar podem não ser benéficos para a sua pele e deixar manchas difíceis de remover ou outros danos. No caso de ser propenso a alergias ou mais sensível a odores e vapores, então aconselhamos também que use uma máscara de proteção.
- Aplique com o pincel o aparelho ao longo da superfície de madeira da cadeira e mesa. Verifique no rótulo ou página do fabricante quais os cuidados essenciais a ter durante a aplicação e qual a melhor técnica.
- Depois da aplicação, a tinta vai mudar de consistência e parecer mais rugosa, fácil de descascar. Para remover a tinta antiga, raspe na direção do veio da madeira. Pode utilizar o raspador ou a escova de nylon ( para as zonas de difícil acesso) e nos locais em que a tinta for mais persistente, use um pouco de algodão embebido em diluente.
- Numa mistura de água com sabão molhe a esponja e passe na cadeira e mesa para remover qualquer vestígio de diluente. Enxague com água limpa e deixe as cadeiras e a mesa secarem.
- Para finalizar, pode lixar a madeira para que fique com uma superfície bem limpa e nivelada para depois pintar com a tinta de exterior na cor à sua escolha. Aplique as camadas de tinta adequadas, segundo as indicações dadas pelo fabricante.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
TO QUERENDO APRENDER COMO COLOCAR UM TECIDO EM UM TAMPO REDONDO DE MESA DE MEDEIRA !!!!