A reciclagem e reutilização de materiais e objetos é cada vez mais uma prática comum. E porque não reciclar os materiais de construção que muitas vezes não voltam a ser utilizados? Hoje deixamos mais uma sugestão, como aproveitar tábuas de andaimes para criar mobiliário e projetos para o jardim.
Banco de jardim feito com tábuas de andaime
A madeira das tábuas de andaime com o seu aspeto “tosco” e a sua dimensão são ideais para serem reaproveitadas e criar um banco de jardim para colocar num terraço, varanda ou zona de jardim.
Sugere-se deixar o banco com o seu tom natural para tirar partido da beleza da madeira, aplicando apenas um tratamento de madeira para exteriores. Depois é decorar a gosto com: almofadas de tons fortes com vários tamanhos e formatos; coxins, entre outros.
Materiais necessários – Dificuldade
- Serra de Corte de madeira
- Guia de corte em ângulo
- Disco de corte multiuso
- Disco de Lixa
- Pistola de Colar e barras de cola para madeira
Outros materiais:
- Aparafusadora
- Parafusos
Lista de corte:
- 6 x Tabuleiros de andaime curto com 69.5 cm (laterais/apoio de braços)
- 6 x Tabuleiros de andaime compridos com 112.5 cm (assento, frontal e costas)
- 1 x Parte superior da traseira do banco 112.5 x 8.5
- 2 x Apoio para os Braços 66 x 6.5 cm
- 2 x Suporte de assentos 5 x 62.5 cm
- 2 x Suporte frontal 6.7 x 5 cm
- 2 x Apoio de costas 42 x 5 cm
- 2 x Suporte do banco 66 x 5 cm
Floreira para planta no jardim feita com tábuas de andaime
Se o terraço, varanda ou jardim precisam de alguma sombra para se tornarem mais confortáveis e se existem espaço para colocar uma pequena árvore ou palmeira, sugerimos fazer uma grande floreira utilizando novamente as tábuas de andaime que assim também irá combinar com o banco de jardim.
No final resultará num projeto de decoração do espaço exterior e a floreira poderá estar ainda estrategicamente colocada para criar sombra para o banco.
Materiais necessários – Dificuldade
- Serra de Corte de madeira
- Guia de corte em ângulo
- Disco de corte multiuso
- Brocas de madeira
- Discos de lixa
Outros materiais:
- 13 tábuas de andaime com 5 x 38 mm de espessura
- Parafusos para madeira de aço inoxidável nº 5 de 82 x 65 mm
- Enchimento de madeira para combinar com a cor da madeira das tábuas de andaime
- Chave de fendas manual ou elétrica
Lista de corte:
- 6 x Tabuleiros de andaime com 60 cm (laterais)
- 8 x Tabuleiros de andaime com 52.4 cm (laterais e base)
- 4 x Tabuleiros de andaime com 38 mm x 38 mm x 700 mm (suportes laterais)
- 4 x Tabuleiros de andaime com 38 mm x 38 mm x 448 mm (suporte de base)
- 4 x Tabuleiros de andaime com 76 mm x 38 mm x 60 cm com 45º de esquadria em cada extremidade para as superfícies de contacto (rebordo superior)
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.