REGULAGEM DAS VÁLVULAS
As válvulas dos motores Volkswagen situam-se no cabeçote e são comandadas por balancins montados em dois eixos, um para cada cabeçote, comandados por varetas por intermédio dos tuchos, que repousam sobre os ressaltos da árvore de comando de válvulas, acionada diretamente pela árvore de manivelas por engrenagens. No motor “1 200” a vareta e o tucho formam uma só peça enquanto que nos motores “1 300”, “1 500” e “1 600” o tucho é separado e do tipo rotativo.
As válvulas possuem um movimento rotativo que proporciona desgaste uniforme das suas faces e das sedes e evita a formação de depósitos prejudiciais. Essa característica, que é de suma importância em um bom motor, se consegue no VW por um meio simples e engenhoso, fazendo com que o balancim atue sobre um ponto do pé da válvula ligeiramente excêntrico, como se vê na figura em baixo, que mostra também as posições incorretas que devem ser evitadas na montagem.
Entre o pé da válvula e o balancim deve haver uma determinada folga quando o tucho repousa sobre a parte mais baixa do ressalto e a válvula se encontra, por conseguinte, completamente fechada. Essa folga deve ser de 0,10 mm para ambas as válvulas e para todos os modelos. Nos modelos antigos a recomendação era de 0,15 mm, mas posteriores recomendações da fábrica prescrevem a folga de 0,10 mm também para esses modelos.
Com o uso e algum desgaste, essa folga se altera e traz certos inconvenientes ao funcionamento: se aumentar, altera os tempos da distribuição, e provoca a clássica batida de tuchos; se diminuir, também altera os momentos da distribuição, isto é, a abertura e o fechamento das válvulas no tempo devido e pode provocar a queima das válvulas. Essas anormalidades se refletem em funcionamento irregular e perda de força, pelo que necessário se torna que as folgas sejam reguladas dentro dos limites prescritos.
1) — Retiram-se os dois tampões das câmaras dos balancins, para o que basta suspender e afastar a mola-grampo que os prendem ao cabeçote.
2) — Gira-se o motor lentamente pela correia até que a marca na polia se alinhe com a união das duas metades da carcaça e o rotor esteja apontado para a vela do cilindro n.° 1. Nessa posição ambas as válvulas do cilindro n.° 1 estão fechadas e pode-se levar a efeito a regulagem.
3) — Mede-se a folga fazendo passar pela mesma a lâmina com a espessura de 0,10 mm, a qual deve se arrastar levemente na folga. Se a lâmina não entrar na folga ou se esta fôr muito grande, precisa ser ajustada.
4) — Coloca-se a lâmina na folga e, com uma chave de boca, solta-se levemente a contra-porca. Atua-se sobre o parafuso de regulagem até que a folga atinja a espessura da lâmina. Aperta-se então a contra-porca para fixação da regulagem. Regulam-se ambas as válvulas.
5) — Gira-se o motor pela polia até que o rotor esteja apontando para o cilindro seguinte, que é o 4.°, e procede-se do mesmo modo, seguindo-se a ordem de explosão . Procede-se do mesmo modo para regular todas as válvulas.
NOTA — A regulagem das válvulas só proporciona bons resultados se, estiverem perfeitas, isto é, vedando bem a câmara de combustão. Em caso contrário, há necessidade de levar a efeito o esmerilhamento das válvulas.
Na reposição dos tampões, usam-se juntas novas, e aplica-se veda juntas na superfície em contacto com a tampa do cabeçote.
COTAS DA DISTRIBUIÇÃO
V. Adm Abre | V. Adm fecha | V. esc abre | V. esc fecha | |
Mod 1200 | 2º30′ APMA | 37º30′ DPMB | 37º30′ APMB | 2º30 DPMA |
Mod 1300/1500 | 7º30′ APMA | 37º DPMB | 44º30′ APMB | 4º DPMA |
Essas cotas são verificadas com a folga provisória de 1 mm nas válvulas, depois do que regulam-se as folgas para 0,10 mm.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
cara legal… era isso mesmo o q eu tava procurando… hehehe agora eh soh ver se da certo abração!!!
por favor alguem me ajuda quando eu for começa fazer a regulagem eu tenho que por no primeiro cilindro e por qual lado eu começo e eu queria saber qual é os balancim de admisao e os de escape se puder me mandem fotos obrigado agradeço
Aqui consegue visualizar as peças que necessita http://www.facavocemesmo.net/sistema-de-alimentacao-do-carocha-fusca/
po muito legal mas não tenho a chave de 0,10mm oke eu poderia usar como exemplo tendo o mesmo tamanho..
Boa noite, gostaria de saber as medidas de valvulas do motor q 20 b da d 20 .
boa noite , queria saber a regulagem das velvulas da tawner motor 970c 2011… eu sou de mogi mirim interior de são Paulo, estou em mogi mirim com a minha família, ela e mini van. aqui ta difícil mecânico para regular pra mim , eu preciso voltar embora
valeu pela dica. obrigado
valeu pela dica. obrigado
valeu pela dica. obrigado
comprei o calibre de lâminas e é muito util , recomendo
comprei o calibre de lâminas e é muito util , recomendo
comprei o calibre de lâminas e é muito util , recomendo
gostei das informaçoes postadas obrigado!
gostei das informaçoes postadas obrigado!
gostei das informaçoes postadas obrigado!
como é que eu fazo a regulagem das valvulas de caminhões 2008 da volkswagen e cual são as medidas das laminas?preciso fazer um trabalho e n lembro essas medidas exatamente obrigado
boa gostei das dicas ……..
como posso identificar cada cilindro do motor 1.6 da kombi pela sua posicão.
Opa, tudo bem? Queria pedir uma informação.. Vou instalar o comando 276º em Um Volks AP Turbo, queria te perguntar se vc sabe me dizer a folga ideal para regulagem das válvulas. muito obrigado!
Opa, tudo bem? Queria pedir uma informação.. Vou instalar o comando 276º em Um Volks AP Turbo, queria te perguntar se vc sabe me dizer a folga ideal para regulagem das válvulas. muito obrigado!
conhecimnto nunca e demais
Boa informação. entendi que a folga na v. de admissão é de 0.10mm e a v. de escapamento quanto será? (o carro é gol bola mi 1.6) grato.
Eu tenho uma galloper da hundai ano 98 ela està batendo a válvula.
À regulagem é manual?
A dilatação do conjunto de acionamento da válvula que ocorre com a temperatura, faz aumentar ou diminuir a folga da válvula?