Hoje em dia, as velas são um dos acessórios decorativos mais utilizados na decoração de uma casa. Contudo, podem também ser responsáveis por criar inestéticas manchas em superfícies de madeira, como por exemplo mobiliário ou pisos.
Mas, não desespere! Porque para tudo há solução e para estas manchas feias também. Tudo o que precisa é seguir cuidadosamente os passos que lhe mostramos de seguida, e vai ver como é um problema mais fácil de solucionar do que pensa.
Confira-as agora e saiba como remover manchas de cera de madeira.
Eliminar manchas de cera de superfícies de madeira
Em superfícies de madeira como mobiliário, por exemplo, bastam três ferramentas para solucionar o problema. Tudo o que vai precisar é de um pano de algodão, um ferro de engomar e uma faca. Segue-se o passo -a-passo:
1 – Remover o excesso de cera
Se a cera ainda estiver meio líquida, então aconselhamos que espere que arrefeça antes de a tentar remover. Depois da cera estar já sólida, raspe o excesso com uma faca afiada, mas com cuidado para não danificar a madeira durante este processo. Tenha muito cuidado com possíveis riscos e danos na madeira.
2 – Colocar a o pano
De seguida, agarre num pano limpo de algodão e coloque-o sobre a mancha de cera. Em alternativa, pode também utilizar um papel absorvente sobre a zona afetada.
3 – Usar o ferro de engomar
Quando o ferro estiver bem quente, comece a passa-lo por cima do pano de algodão (ou papel absorvente) que colocou previamente em cima da área afetada. Vai começar a reparar que se vão formar umas pequenas manchas ou círculos na superfície do pano (ou papel).
4 – Retirar o pano
As manchas vão passar da superfície da madeira para o pano de algodão ( ou papel absorvente) depois da cera ficar novamente derretida. De seguida, basta retirar o pano com cuidado para não danificar a madeira (como se pode ver na imagem seguinte).
Se persistirem na madeira ainda algumas manchas de cera ou vestígios desta, então basta voltar a repetir todas as etapas acima descritas, tendo o cuidado de usar sempre uma zona limpa do algodão ou papel.
Recomendações:
Nunca volte a utilizar uma zona do pano de algodão ou papel absorvente que já tenha restos de cera, pois apenas irá voltar a passar a cera derretida para a madeira.
Dê preferência ao uso de panos de algodão limpos e não tingidos, pois desta forma não corre o risco de criar novas manchas ou nódoas na superfície da madeira.
5 – Repetir até remover completamente a mancha
Deve repetir todas as etapas até remover completamente as manchas de cera da madeira.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.