Com o tempo, o corrimão de madeira e o balaustre podem soltar-se ou ficar danificados, contudo as reparações são bastante simples e podem variar entre simplesmente colar uma racha num balaústre ou reparar uma parte do corrimão até à substituição de todo o conjunto de escadas de madeira…
Corrimão e balaústre
O corrimão é uma peça normalmente feita de madeira que acompanha os lanços das escadas para apoio da mão. O balaustre é uma coluna ou um pequeno pilar que sustenta o corrimão.
Como reparar um corrimão de madeira
Pode comprar uma moldura de corrimão para reparar uma secção partida, mas precisa de parafusos especiais para unir as secções. Estes passam através dos orifícios feitos nas extremidades do novo e do antigo corrimão, ambos cortados a direito, e necessita de cavidades para ser cortado de modo a receber as porcas correspondentes ao parafuso. Devem ser feitos outros dois orifícios para cavilhas, que vão impedir que o corrimão gire em volta do parafuso. Para os colocar correctamente, faça os orifícios numa extremidade usando uma broca de madeira e coloque pontos centrais nos orifícios para que as suas posições possam ser transferidas para a outra parte.
Notas importantes
• Para reparar uma fractura num balaústre, faça primeiro um orifício de io mm no centro de uma das secções sólidas. Depois, faça um corte em ângulo recto através do balaústre, usando a lâmina de serra mais fina que puder encontrar, como um serrote para metais, para retirar uma porção do balaústre. Cole este ao outro pedaço partido e deixe a cola secar. Continue a fazer o buraco através da junção colada até à madeira sólida. Finalmente, cole todo o balaústre juntamente com uma cavilha de 10 mm unindo a fractura inicial e o novo corte de serra.
• Quando comprar um corrimão, procure um tipo que possua uma parte de baixo com encaixe para fixar os balaústres firmemente e em linha recta.
Como retirar o balaústre antigo
Por vezes, o balaústre esta tão danificado que a melhor solução é retirá-lo e substitui-lo por um novo. Para isso deve retirar alguns pregos em cima e em baixo. Noutras ocasiões, poderá ter de tirar o focinho de degrau na extremidade de um degrau, tirar os separadores por baixo do corrimão e no anteparo ou mesmo cortar através do balaústre. Pode arranjar balaústres quadrados de substituição e construir moldes partidos num balaústre danificado com massa de enchimento de madeira. Se tiver de substituir um balaústre inteiro, pode comprar um do mesmo estilo, se as escadas não forem muito antigas, ou um em segunda-mão, caso sejam antigas. Se não o puder fazer, deve dirigir-se a um carpinteiro para lhe fazer escadas novas. Caso contrário, a parte partida terá de ser reparada.
Como reparar um balaústre
O problema mas comuns nos balaústres são peças partidas e rachadelas . Frequentemente, é possível retirar um pedaço com um cinzel para madeira, colocar-lhe cola e colá-lo ou segurá-lo com um grampo em G enquanto a cola seca. Por vezes, uma pequena cavilha colada num buraco feito através da racha ajuda. Se o balaústre estiver partido, será necessário retirá-lo e colocar um novo ou colar a peça original, o que pode ser a única opção se não se conseguir encontrar uma peça de substituição do mesmo estilo.
Como substituir uma guarda de escadas de madeira
Pode comprar kits para substituir uma balaustrada completa, utilizando as partes de baixo dos pilares já existentes. O primeiro passo é retirar a balaustrada primitiva – corrimão, balaústres e o apoio de base. Corte os pilares com uma serra de painel perto da base, certificando-se de que os cortes estão a direito. Depois, faça um buraco grande no meio do pilar para inserir a extremidade do novo pilar e aplane levemente os cantos para que fiquem arredondados. O novo pilar é colado com uma cavilha para o apertar bem. O novo corrimão deve ser cortado de modo a ter o ângulo correcto em cada extremidade e deve ser fixo com os suportes fornecidos. O apoio da base também deve ser cortado com o comprimento e o ângulo certos. Depois, cada balaústre pode ser cortado com o comprimento certo, novamente com as extremidades no ângulo correcto, e encaixado na base e na parte de baixo do corrimão. Os balaústres são colocados no lugar com separadores de madeira pregados à base e à parte de baixo do corrimão. Há acessórios especiais para escadas com voltas de 90° ou de 180°.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
adorei as reparaçoes mas gostaria de saber se as canaletas da balaustre sao assentadas com a curvinha para baixo ou para cima imagino que com a parte liza para baixo fica a curvinha para cima ai daria para eu colocar a barra de ferro dentro sera que esta correto alguem pode me ajudar
Boa tarde! gostaria de saber como faço para reparar meu corrimão de madeira, ele tem uma sapata que é encaixada a balaústre, qual é a forma para este desencaixe e fazer o reparo? desde já meu muito obrigado