Quando as juntas de argamassa nos tijolos estão danificadas, deixam entrar água além de provocarem um mau aspecto. A melhor solução para este tipo de problema é colocar uma nova argamassa. Neste tipo de tarefa é essencial uma colher de pedreiro…
Como reparar juntas de tijolos exteriores
Geralmente as juntas de argamassa entre os tijolos que precisam de reparação são visíveis e deixam entrar água na parede estragando os tijolos. A solução para este tipo de problema é colocar uma nova argamassa nas juntas. Primeiro deve usar um cinzel com uma lâmina fina para recolher totalmente os restos de argamassa solta. Depois deve com a ajuda de uma escova retirar todo o pó das juntas. Para essa tarefa ser realizada mais facilmente utilize um pincel molhado em água ou um vaporizador de jardim para humedecer as juntas. Deve usar uma colher de pedreiro pontiaguda para pôr a argamassa nas juntas, este tipo de colher é mais pequena do que uma colher de pedreiro normal. Convém trabalhar primeiro na vertical e depois na horizontal. Para fazer o transporte da argamassa para a parede use uma talocha. Se não tiver uma talocha pode também usar uma placa de metal plana ou um pedaço de madeira com um cabo. Mantenha a talocha junto à parede, por baixo da junta que vai reparar. Use a colher de pedreiro pontiaguda para retirar um pouco de argamassa e coloque-a na junta de modo a enche-la. Depois de ter feito toda a aplicação da argamassa nas juntas a reparar, retire o excesso que ficar de fora moldando as juntas de modo a que o tijolo fique á vista.
• Para Arrendondar juntas – utilize um pau com formato quadrado ou uma ferramenta especial para esse fim.
• Juntas à prova de água– Com a ajuda da extremidade da colher de pedreiro pontiaguda deve criar um perfil inclinado para abrigar a parede das águas pluviais. Primeiro comece pelas juntas verticais e inclinando-as todas para a mesma direcção.
• Formato Côncavo – utilize um pau redondo ou um pedaço de cano e passe-o ao longo das juntas. Normalmente usa-se um perfil à prova de água nas paredes da casa a fim de as proteger da chuva. O perfil arredondado somente serve para superfícies de interior. Um perfil côncavo é normalmente usado para os muros de jardim.
• Para Nivelar – Com a ajuda de uma serapilheira esfregue a parede e deixe à vista o agregado de areia na argamassa.
Nota:
• Espere um pouco deixando as juntas ficarem rijas antes de lhes dar moldar o perfil.
• O segredo para ter êxito na tarefa de colocar argamassa nos tijolos é evitar que a argamassa manche a superfície do tijolo. Para isso tem de ter muito cuidado ao colocar a argamassa nas juntas. Retire imediatamente o excesso da argamassa antes de secar.
• Deve fazer uma limpeza a todas as ferramentas que usar com água limpa. Não deixe que a argamassa seque nelas dificultando depois a sua limpeza.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.